A Faculdade de Pedagogia (FaPE) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) realiza, de quarta (21/3) a sexta (23/3), a X Jornada de Educação da FaPE, com o tema Profissão Docente: talentos da FaPE Unisanta, no Consistório da Universidade, localizado na Rua Oswaldo Cruz, 277, no térreo do Bloco M.

A abertura do evento acontece na quarta, 21, às 7h45, com a apresentação da jornada pelo diretor da FaPE, Profº Dr. Fábio Giordano. Logo em seguida, às 8h, haverá o Relato de Experiência – Projeto Lego: cidadania e participação social, ministrado pelo pedagogo, graduado na Unisanta, Matheus Ribeiro.

Durante o relato, Ribeiro contará sobre a sua participação como estagiário na Lego Educacional do Brasil, na elaboração do Projeto Cidadania e Participação Social, desenvolvendo soluções de aprendizagem inovadoras, que introduzem um novo paradigma na educação: “Aprender-Fazendo” para o desenvolvimento integral de crianças e jovens do século XXI.

Continuando a programação da manhã, às 9h15, a especialista em Educação Especial Inclusiva da Unisanta, Claudia Cristina Pereira da Silva ministrará a palestra Contação de histórias no universo literário infantil.
Iniciando os trabalhos do período noturno, às 19h, com o diretor da FaPE, Profº Dr. Fábio Giordano. Às 19h30, ocorrerá uma Mini-Conferência com o tema: Tecendo os fios da Inclusão Escolar, ministrada pela coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Paula Elias Sobral Campos. Logo após, às 20h30, acontece a Mini-Conferência: A Coordenação pedagógica e a formação docente intraescolar, especialista em Coordenação Pedagógica, Carla Bastos Alves.

Na quinta, 22, a jornada inicia às 8h, com o relato de experiência da pedagoga Tatiana Domingues de Freitas, Um exemplo de aprendizagem significativa no Projeto RONDON “Operação Nacional Especial – Acre“- Porto Walter. Às 9h15, acontece a palestra Os desafios do Trabalho da Coordenação Pedagógica em Creche, ministrada pela coordenadora Pedagógica, Nair Dolores Velasco.
À noite, a partir das 19h30, a pedagoga, Camila Aparecida Barcelos da Hora, inicia a jornada com a Miniconferência Programa Medida Sócioeducativa. Às 20h30, acontece a palestra Relação criança, professor e a escola de educação infantil, ministrada pela especialista em Alfabetização e Letramento, Vera Lúcia dos Santos Lopes.

O último dia de jornada, dia 23, na sexta-feira, começa com a palestra Formação docente e novas tecnologias, ministrada pelo agente administrativo e pedagogo, Valdir Souza de Jesus. Às 9h15, acontece a Miniconferência A motivação como uns dos atributos da aprendizagem, ministrada pela especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Maria Paula Bocchi Fomm.

Finalizando a jornada, no período da noite, acontece, às 19h30, o relato de Experiência Profissional em Educação com a autora do livro “Ser Especial” (Editora Bortolamasi) e especialista em Psicopedagogia Institucional, Rosa Lopes Coelho. Às 20h30, acontece a Miniconferência com o tema: O Projeto ‘Ciranda do Saber’, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém, ministrada pela pedagoga e especialista em Educação Infantil, Josana Campos Bastos. O Projeto ‘Ciranda do Saber’ foi selecionado e classificado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e pelo Instituto Paulo Freire como uma Experiência Pedagógica, inovadora e emancipadora em todo Estado de São Paulo.

A X Jornada de Educação da FaPE é organizada pelo diretor da FaPE, Prof. Dr. Fábio Giordano e pela coordenadorada FaPE, Profª. Ms. Maria Cristina S. Pereira Alves, com o corpo docente formado pelas professoras mestres Luci Mara da Silva Lundin, Heloisa Maria P. Silveira Galatro, Ana Carolina Caetano Senger, Irene da Silva Coelho.