Unisanta já entregou projetos para mais de 15 instituições beneficentes. A Jockey Instituição Promocional JIP busca a contribuição de empresários e da sociedade para a construção da quadra.

O Escritório Modelo de Engenharia Civil, Arquitetura e Design de Interiores da Universidade Santa Cecília (Unisanta) entregou no dia 23/6, mais um projeto arquitetônico em benefício da comunidade. Trata-se da construção de uma quadra coberta no terraço do prédio da Jockey Instituição Promocional (JIP), em São Vicente. A planta foi apresentada na sede na instituição, Rua Euclides Figueiredo 110, em São Vicente, e contou com a presença de representantes da Unisanta e da JIP.

A quadra será utilizada para atividades esportivas e eventos. A JIP executa um serviço de assistência social a crianças, adolescentes, jovens e suas famílias desde 1970. As crianças participam de oficinas diversas para desenvolver seus potenciais, enquanto adolescentes e jovens são preparados e encaminhados ao trabalho como aprendizes. As famílias também são atendidas através de ações sociais e serviços prestados pela Instituição.

A Unisanta está envolvida com a JIP desde a concepção do prédio da entidade, há cerca de 20 anos. O professor arquiteto Francisco José Carol participou da fase de construção, enquanto o coordenador do Escritório, o professor engenheiro Pedro Marcão, acompanhou e analisou a execução da estrutura do edifício.

No projeto arquitetônico da quadra, participaram o coordenador do curso da Faculdade de Arquitetura, Prof. Nelson Gonçalves de Lima Jr.; os arquitetos Evandro Guardia, Ana Paula dos Santos Nascimento e os estagiários do curso e alunos da Unisanta, Stéphanie Escrich Bendoriates, Andressa Gouveia Santos e Vitor de Jesus Mota Silva.

“A ideia da quadra já vem desde a concepção do projeto para construção do prédio há mais ou menos 20 anos. A JIP veio nos procurar por meio de um convite que fizemos às instituições da região. O Sr. Oswaldo da Cruz veio até ao Escritório Modelo e explanou sobre o trabalho da entidade e a necessidade da quadra multifuncional”, explicou Evandro Guardia.

Após a visita dos arquitetos da Unisanta à instituição, o projeto levou aproximadamente quatro meses para ser elaborado. “A construção será feita em estrutura e cobertura com telhas metálicas, além da utilização de telhas onduladas leitosas nas laterais, permitindo a entrada da iluminação natural e aberturas para a ventilação, além das telas de proteção”, disse Guardia.

Doações – A JIP não possui todo o recurso financeiro necessário para a construção da quadra e contará com contribuições de empresários e da sociedade para a conclusão do projeto. Os interessados em ajudar podem entrar em contato com a instituição pelo telefone (13) 3465-4166 ou pelo e-mail rh@jip.org.br

Escritório Modelo –  A proposta do Escritório Modelo é envolver uma participação discente expressiva na execução de projetos de cunho social, atendendo instituições de caráter beneficente como creches, escolas, locais de culto (igrejas, centros), Associações de Moradores e outras.

Implantado em 1994, o Escritório Modelo já atendeu mais de 15 instituições, sendo que em algumas com mais de um projeto. Entre elas estão: Creche Padre Lucio Floro, Atracadouro, Educandário Anália Franco, Camp – Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro Rio Branco, Casa Comunhão Santa Madre Paulina, Carmelo – Comunidade Religiosa Contemplativa de Clausura, Creche São Jorge, Creche Amor à Vida, Creche Rotary Club – Irmandade Santa Casa da Misericórdia de Santos, E.E.P.S.G. Brás Cubas, Escolinha de trânsito – Setrans de São Vicente, Gota de Leite – Assistência à infância de Santos, IGHS – Instituto Histórico e Geográfico de Santos, Agility Dogs, Praça Champagnat, NAPNE – Núcleo de Atendimento a Portadores de Necessidades Especiais e Sociedade São Vicente de Paulo.

Podem procurar o Escritório Modelo da Unisanta todas as instituições filantrópicas e famílias de baixa renda (abaixo de 3 salários mínimos e padrão do imóvel) para projetos arquitetônicos de construção, reforma, regularização e estrutural. A Unisanta somente fornecerá os projetos e não os profissionais para assumir a responsabilidade técnica e acompanhamento de obras.

Informações pelo telefone: (13) 3202-7100, ramal 145, ou pelo e-mail escmodel@unisanta.br