Júlia Moura, estágio acadêmico

O professor do curso de Pós-Graduação em EaD de Segurança e Ordem Pública da Unisanta, Ernesto Puglia Neto, publicou um texto no blog de Fausto Macedo, jornalista do jornal Estadão, na terça-feira (01/10).

Com o título Sendo Policial não sai de casa com intenção de matar, o artigo do coronel da reserva da Policia Militar de São Paulo trouxe dados que comprovam o bom trabalho da PM do Estado, e que desmentem a afirmativa de que os policiais buscam o confronto com bandidos.

“Homicídio é homicídio, morte decorrente de oposição à intervenção policial é morte decorrente de oposição à intervenção policial. Embora ambas tenham o mesmo final, há uma diferença: a motivação. ”, iniciou Ernesto. “O homicídio doloso ocorre quando quem mata tem a intenção de matar. Há dolo, vontade, ânimo de matar. No outro lado da mesma moeda, a morte decorrente de oposição à intervenção policial ocorre quando o autor, um policial, age para defender sua própria vida ou a de terceiro, havendo necessariamente agressão injusta por parte de quem morre. Ressalte-se que o policial, ao reagir, não deseja especificamente a morte, mas sim neutralizar o agressor”.

O professor reafirma que a polícia nunca busca o confronto, já que uma situação dessas pode vitimar não só o cidadão, como também o bandido ou até mesmo, o próprio policial. Outro fator apresentado pelo coronel é a resposta da Polícia, que está cada vez mais rápida, o que gera uma maior quantidade de presos em flagrante e em um aumento na possibilidade de confrontos.

Segundo Ernesto, um grande erro é feito quando se compara os números de mortes decorrentes de oposição à intervenção policial e os números de casos de homicídio. “A comparação deve ser feita com base na série histórica do número de confrontos e de pessoas presas. Nesse aspecto, deve ser destacado que a média de criminosos mortos no período de 2008 a 2019 mantem-se em 18%, enquanto a média de criminosos presos, feridos e foragidos, no mesmo período, é de 82%. ”

Encontro Nacional de Segurança Pública

O curso de Pós EaD em Segurança e Ordem Pública da Universidade Santa Cecília, em parceria com o Instituto de Ciências Policiais da DEFENDA PM, vem promovendo pesquisas e importantes reuniões com palestras sobre a área.  Em 12/9, a Unisanta recebeu o Encontro Nacional de Segurança Pública, no Auditório do Bloco E. Na oportunidade, estiveram presentes o Cel. PM Rogério Silva Pedro, comandante do Policiamento do Interior – 6; o secretário Municipal de Segurança Urbana de São Paulo, José Roberto Rodrigues de Oliveira; o Cel. Fábio Rogério Cândido, da presidência e o Cel. Menemilton Soares de Souza, do Instituto de Ciências Policiais, ambos da DEFENDA PM.

Saiba mais sobre o curso de Pós-Graduação em Segurança e Ordem Pública em EAD aqui.