O Curso Livre para a Melhor Idade, oferecido pela Unisanta, organizou as festividades. A personalidade homenageada deste ano foi a editora-chefe do jornal A Tribuna, Arminda Augusto.

No Dia Internacional do Idoso (1º/10), o Curso Livre para a Melhor Idade, realizado na Universidade Santa Cecília, promoveu  o 2º GincanaMENTE, com várias atrações: sorteio de dois ingressos para o musical Zorro, jogos de tabuleiro, de memória, carteado  e diversas atividades interativas, além de exercícios de energização e reiki, entre outros. As atividades aconteceram das 14h às 17h30, no Ginásio Poliesportivo da Unisanta.

A Banda do  Lar das Moças Cegas abriu as comemorações com o Hino Nacional. Arminda Augusto, editora-chefe do jornal A Tribuna, elogiou o evento . “É uma iniciativa de tirar o chapéu. Todas as iniciativas e as práticas que buscam qualidade de vida para o público acima de 60 anos devem ser valorizadas. Eu, enquanto jornalista, enquanto santista e enquanto pessoa que daqui a pouco estou chegando lá também me sinto muito honrada por ser madrinha desse movimento e dessa segunda Gincanamente”, afirmou a jornalista.

“Tomara que (o movimento) cresça e agregue mais pessoas. Que as pessoas descubram o valor e a importância do movimento, do esporte mental e também de buscar informação, formação que é o que a Unisanta está fazendo. Então parabenizo a Unisanta por estar buscando esse público e por estar atraindo de uma forma tão consciente, tão proveitosa para dentro da Unisanta essas pessoas que precisam sim,  continuar atualizadas”.

A direção da Unisanta foi representada pela diretora de Pós-Graduação da Universidade, dra. Maria Cristina Pereira Matos.

Curso livre

A professora Suely Barros, coordenadora do Curso Livre para a Terceira Idade da Unisanta,  é um exemplo de pessoa engajada em projetos, que não se conformou com a aposentadoria e continuou trabalhando para seguir seu ideal de ensinar. Lembra que, quando enviava currículos e escrevia “professora aposentada”, nunca obtinha resposta.

Morava em São Paulo e um dia enviou um currículo para uma empresa de Santos, sem falar na aposentadoria. Foi contratada. Viajava para o Interior nos fins de semana para capacitar professores e orientar grupos de estudo. Sua atividade desde o ano passado, dentro do magistério, é organizar o Curso Livre para a Melhor Idade na Unisanta, com aulas às terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas.

As matérias, dosadas de maneira leve,  são de conhecimentos gerais como Numerologia, Astrologia, Neurologia,  Mediação de Conflitos. No ano  passado foram ministradas aulas de Cuidados Especiais com a Saúde; Interpretação de filmes; Musicoterapia; Turbine seu Cérebro; Desenvolvimento das Habilidades; Artesanato e Alimentação Saudável.

Informações na Secretaria de Pós-Graduação e Extensão, localizada  no 1º andar do Bloco F da instituição.

O curso tem como público alvo pessoas com mais de 60 anos e o objetivo de propiciar aos idosos: momentos de aprendizagens coerentes com a idade dos participantes, descontração, alegria, entretenimentos e atividades que visem retirá-los do sedentarismo e da depressão.

A cidade de Santos se destaca por sua população idosa (acima da média nacional entre os municípios), que, segundo pesquisa publicada pelo IBGE em 2018, representará 25% da população total da cidade em 20 anos, superando crianças e adolescentes. Por essa razão, movimentos e organizações em prol da terceira idade são essenciais para o benefício dessa faixa etária.