Autoridades internacionais na área de Educação, que presidem e integram a Associação de Educadores da América Latina e Caribe (AELAC), na Venezuela, Chile e México, estarão em Santos para participar do Encontro de Educadores Latino-Americanos, a ser realizado dias 6 e 7 de abril, com promoção da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e da AELAC.

O evento é dirigido a professores e educadores em geral, interessados em propostas de uma educação com qualidade social, inclusiva e promotora da cultura da paz.

A AELAC (Asociación de Educadores de Latino América y del Caribe) foi criada em 1990, no Congresso de Pedagogia realizado em Cuba, na cidade de Havana, e aglutina educadores, entidades e instituições que desenvolvem ações educativas no Brasil e na América Latina nos seguintes países: Argentina, Aruba, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Guadalupe, Honduras, México, Nicarágua, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

A associação não-governamental tem por objetivo contribuir para a integração da América Latina e Caribe através da educação; defender os sistemas pedagógicos de cada país da região contribuindo para preservar sua identidade cultural; trabalhar a favor dos direitos das crianças e dos educadores; estimular a realização de pesquisas pedagógicas entre os países da região; e resgatar, reproduzir, elaborar e divulgar a história da educação, a pedagogia e os movimentos pedagógicos dos países da América Latina e Caribe.

Programação – No dia 6, das 19h30 às 21h30, no auditório do Bloco E do Campus (Rua Cesário Mota, 8), haverá mesa-redonda sobre A Panorâmica da Educação nos países Latino-Americanos, a cargo do professor doutor Carlos Diaz Marchant, presidente da AELAC/Chile e diretor nacional do Colégio de Professores do Chile. Marchant é autor de obras como Reformas Educativas na America Latina, O Pensamento Pedagógico de Paulo Freire e a Concepção do Map-Múndi de Arno Peters.

Participarão ainda a vice-presidente da AELAC/México e diretora geral dos Serviços Integrados do Estado do México, Elida Lucila Campos Alba; a professora Teresita de Jesús García López, doutora na área de Ciências da Educação, do Instituto Pedagógico de Estudos de Pós-Graduação de Celaya (México); a professora Maria da Graça Bollman, presidente da AELAC/Brasil, entre outras autoridades internacionais em Educação.

Dia 7, no mesmo horário, os convidados falarão sobre suas experiências em educação, desenvolvidas na Venezuela, Chile e México, em auditórios distintos.

A organização do evento é da filósofa Mônica Sydow Hummel, professora das Faculdades de Direito e Comunicação da UNISANTA e pesquisadora na área de formação de professores.

Mônica, que também é integrante da AELAC, representou a Instituição e o país em congressos mundiais e encontros internacionais de Educação realizados nos estados de Monága, Guayana e Nueva Esparta, na Venezuela, em 2001 e 2002, e na Espanha, em 2003, quando iniciou contatos com educadores de vários países visando a realização de eventos semelhantes no Brasil. O evento tem apoio da Faculdade de Pedagogia da UNISANTA.

Intercâmbio – Segundo a organizadora, essa será uma oportunidade para trocar experiências, visando o amadurecimento e a vivência profissionais. “A realidade educacional e social dos professores e comunidades dos países desse continente são muito mais próximas de nós do que se imagina; a história também é comum. Assim, as soluções e pesquisas desenvolvidas devem ser mais conhecidas, valorizadas e aplicadas”, enfatizou.

Artistas da região expõem trabalhos durante o encontro

Para receber as autoridades internacionais e os demais participantes do encontro, a UNISANTA preparou uma exposição com diversas formas de arte, representadas em trabalhos produzidos por artistas convidados, além de professores, alunos e ex-alunos do curso de Educação Artística (Artes Plásticas), em atividade na região. São pinturas, gravuras, fotografias, esculturas e trabalhos em computação gráfica, que mostram a arte e a cultura locais. Entre os artistas convidados, destaca-se a fotógrafa Sandra Santos, professora da Faculdade de Direito da UNISANTA, que teve trabalhos selecionados para a 9ª Bienal Nacional de Santos, que aconte neste mês.

Vila Belmiro – Premiado como melhor roteiro, em 2002, e com menção honrosa pela acuidade técnica, em 2003, no Festival Curta Santos, o curta-metragem Vila Belmiro será exibido na abertura do encontro. A direção do filme é do professor Gilson de Melo Barros e o elenco conta com a atriz santista Bete Mendes.

Informações pelo telefone: (13) 3202-7101, na Central de Informações da UNISANTA.