“Dinheiro não é mais ouro, é bit”, afirma o mestre Gustavo Mendes, coordenador do Núcleo de Estudos da Segurança da Rede da UNISANTA (Projeto Neserus) da Universidade Santa Cecília, ao falar sobre a importância dos usuários manterem seus sistemas de informática disseminados na Internet.
Criado há seis meses, o Projeto Neserus pesquisa o tema em quatro subgrupos: Gerenciamento de Rede, Vírus em PC, Criptografia e Ferramentas de Segurança. Por enquanto, participam professores e alunos dos cursos de Engenharia de Telemática, de Computação e Eletrônica, mas a idéia é promover uma participação multidisciplinar.
Professores e alunos de Direito foram convidados para integrar o grupo e propor uma legislação específica aos crimes na Rede, inexistente no Código Civil Brasileiro, afirma Mendes. O professor de Matemática Julio Pereira Neto também se interessou pela proposta do projeto Neserus.
Outras propostas: desenvolver pesquisas para apresentar em congressos e, como última etapa, criar uma empresa júnior para fazer consultoria à comunidade.
Destaques – As pesquisas no projeto Neserus se refletem no desempenho dos acadêmicos e posteriormente, em suas carreiras profissionais. Diogo Deboer, Luciana Rhohia e Sara Elizabeth são ex-alunos que tiveram conceito A em seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Na banca havia professores de Politécnica da USP, informa Mendes. Os três estão fazendo mestrado ou desenvolvendo pesquisas na área.
Criatividade – O brasileiro é considerado, no mundo da Informática, como um dos mais criativos e inteligentes. No site da FBI, por exemplo, dos cinco hackers mais procurados, quatro são brasileiros. Gustavo Mendes considera importante, aos nossos profissionais, dirigir essa capacidade criativa a projetos de segurança, para que o País se transforme num pólo de tecnologia de informação.
Com mestrado pela Politécnica da USP, Gustavo Mendes é membro do Laboratório de Pesquisas Avançadas da Rede de Computadores (LPAR) da Poli. Estudou na UNISANTA desde o colegial e integrou a quinta turma do curso de Eletrônica, em 1996. Trabalhou na IBM, na Embratel, na Divel Telecomunicações e fez MBA na Universidade Federal Fluminense.
Os integrantes do projeto Neserus se reúnem aos sábados, às 13 horas, na sala 515 do Bloco M, na Rua Oswaldo Cruz, 255.