Esse é o primeiro ano em que se comemora a data. A lei que instituiu a Semana Nacional da Educação Infantil foi sancionada em abril

A Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP/BR/SP), Federação Paulista de Educação Pré-Escolar e Associação Regional da Baixada Santista (ARBS), em parceria com a Universidade Santa Cecília (Unisanta), promovem o seminário Educação Infantil: Direito de Toda Criança, dia 25 de agosto. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail: omep.arbs@gmail.com. Os participantes deverão doar um quilo de farinha de trigo ou fubá, que será doado posteriormente à Pastoral da Criança.

O evento faz parte da comemoração da Semana Nacional da Educação Infantil, a data é homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns. O Seminário será realizado, das 8 às 13h, no auditório do Bloco E, da Unisanta, na Rua Cesário Mota,8, quarto andar.

Haverá três oficinas:

I. Educação Lúdica e os Valores Humanos – Luiz Fernando Barcelos Grilo e Joice Risnic

O lúdico na educação vem sendo muito discutido nas instituições educacionais de uma maneira geral. Por ser um tema muito atual é importante reconhecer quais caminhos devemos percorrer para atingirmos de forma eficiente uma educação de valores através do lúdico. Olhar para essa temática é reconhecer primeiramente o “Ser” como um todo, que pensa, sente e faz.

II. Muitas linguagens, muitas possibilidades – Fabiane Vitiello

O encontro pretender abordar os princípios teóricos e práticos do projeto educativo desenvolvido na cidade de Reggio Emilia, localizada ao norte da Itália, onde as crianças são convidadas, continuamente, a viverem experiências, refletirem sobre o que viveram e avançarem em suas descobertas.

III. Movimento, autonomia e afetividade: abordagem Pikler para a primeira infância- Vera Lucia Anselmi Melis Paolilo

O Método Pikler ou Pikler-Lóczy  foi criado pela Pediatra Emmi Pikler,  pesquisadora austro-húngara que viveu entre 1902 e 1964 e que dedicou a vida ao trabalho com bebês e crianças pequenas.O respeito pela autonomia da criança, a paciência com suas iniciativas próprias e com seu ritmo, a ternura e a delicadeza dos gestos dos adultos contribuem para a formação de crianças confiantes, alegres, curiosas, vivas e ativas, que se desenvolvem harmoniosamente e têm relações excelentes com seus pais e educadores.

Outras informações: (13) 9741-7727.