Desde o último dia 28 de janeiro, até 5 de fevereiro, um grupo formado por oito professores da Universidade Santa Cecília – Unisanta recebe aulas ministradas por professores do Programa Inter-Universitário de Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação, da Universidade de Coimbra.

Os docentes da Unisanta iniciaram o doutorado que terá duração de três anos, com aulas presenciais no Brasil e em duas universidades europeias, a de Coimbra e a de Lisboa, além de aulas a distância.

O programa de doutoramento é oferecido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e resulta de uma parceria entre as Faculdades de Psicologia de Coimbra e de Lisboa. Tem por objetivo o aprofundamento e extensão dos conhecimentos teóricos, metodológicos e de aplicação na especialidade de Psicologia da Educação, designadamente em três áreas de investigação: Aprendizagem em Contexto Educacional; Desenvolvimento Vocacional e Pessoal; Promoção da Saúde e do Bem-Estar.

As aulas estão sendo realizadas no Laboratório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Unisanta, no período da tarde, pelo coordenador do doutorado europeu, prof. dr. Joaquim Armando Ferreira, e pelo prof. dr. Eduardo Santos.

Participam do doutorado os seguintes professores: Nilton Rogério Marcondes, Carlos Roberto Oliveira, Ernani Mendanha Arriscado, todos do Curso de Administração, Fábio Mossini, que também leciona no curso de Ciências Contábeis, Ambrósio Bispo de Almeida Neto, professor de Ciências Contábeis, Júlio Simões Jr., Diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, além dos professores do Centro de Educação a Distância da Unisanta, Eveline Cavalcanti e Cláudio Ferreira de Carvalho.

Módulos na Europa – No período de 6 a 17 de fevereiro, o grupo de professores brasileiros estará em Coimbra onde terá aulas naquela tradicional instituição europeia. Eles retornam em julho, para mais um módulo do doutorado.

De acordo com Júlio Simões Jr, o intercâmbio técnico-científico existente entre a Unisanta e a Universidade de Coimbra, em várias áreas do conhecimento, possibilitou a realização no Brasil de parte do doutorado europeu, permitindo aos docentes da Unisanta o desenvolvimento de suas teses de doutorado sem a necessidade de longa permanência fora do país.

site