Diminuir a violência nas escolas e trabalhar em conjunto com o conselho tutelar e promotoria, identificando alunos excluídos e vitimizados é o objetivo do trabalho Violência nas escolas, desmistificando o  Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para os educadores. A pesquisa, de alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) está entre os 1.489 trabalhos selecionados e que serão apresentados durante o 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica – Conic, que reunirá representantes de todo o País, em um número recorde de participantes. O Conic é promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), dias 18 e 19/11, na Unisanta.
Os estudantes Luciana de Abreu Torres, Geovana de Castro Marques, Carlos Alberto Carmello Junior, alunos da Faculdade de Direito da Unisanta, orientados pelo Prof. Luciano Pereira de Souza, pretendem desenvolver o trabalho em escolas públicas. Para tal, serão enviados alunos aptos a orientar os educadores na aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e encaminhar os casos de jovens já prejudicados, para atendimento psicológico nas universidades que prestam esse atendimento gratuitamente.
No trabalho Execuções civis públicas ambientais na Baixada Santista, os alunos Cláudia Miranda de Souza, Michel Paes da Silva e Rildo Muniz de Oliveira, orientados pelo professor Gilberto Passos de Freitas, tratam da atuação do Poder Judiciário brasileiro, em especial, na Baixada Santista, nos casos concretos da problemática das execuções civis públicas ambientais.

CONIC – Com 1.800 trabalhos inscritos por 2.641 alunos pesquisadores de todas as regiões do Brasil, dos quais 1.489 foram aprovados, o 11º Conic estabeleceu mais um recorde de participações.
Os trabalhos foram orientados por 1.107 professores de 216 Instituições de Ensino Superior – públicas e privadas, abordando temas relacionados às Ciências Biológicas e Saúde (478 ou 32% do total); às Ciências Exatas e da Terra (80 ou 5%); às Ciências Humanas e Sociais (382 ou 26%), às Ciências Sociais Aplicadas (208 ou 14%) e Engenharias e Tecnologias (341 ou 23%).
Apesar da predominância de estudantes do Estado de São Paulo (646 trabalhos de alunos da Capital e Grande São Paulo; 532 do Interior e 270 do Litoral), o 11º Conic recebeu inscrições de todas as regiões do país.