A Universidade Santa Cecília (Unisanta) será sede do 11° Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC, promovido pelo Sindicato das Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo – SEMESP, dias 18 e 19 de novembro (sexta-feira e sábado). A cerimônia de abertura será no dia 18/11, às 9h30, no Auditório do Bloco E.

Com 1.800 trabalhos inscritos por 2.641 alunos pesquisadores de todas as regiões do Brasil, dos quais 1.489 foram aprovados, o 11º Conic estabeleceu mais um recorde de participações.

Os trabalhos foram orientados por 1.107 professores de 216 Instituições de Ensino Superior – públicas e privadas, abordando temas relacionados às Ciências Biológicas e Saúde (478 ou 32% do total); às Ciências Exatas e da Terra (80 ou 5%); às Ciências Humanas e Sociais (382 ou 26%), às Ciências Sociais Aplicadas (208 ou 14%) e Engenharias e Tecnologias (341 ou 23%).

Apesar da predominância de estudantes do Estado de São Paulo (646 trabalhos de alunos da Capital e Grande São Paulo; 532 do Interior e 270 do Litoral), o 11º Conic recebeu inscrições de todas as regiões do país.

“A iniciação científica, importante instrumento de formação, desenvolve no aluno a inovação e o espírito crítico. A região e a Unisanta, em seu cinquentenário, se sentem felizes em receber o maior congresso de iniciação científica do País, que reunirá mais de 3000 pesquisadores e estudantes, em prol do avanço do conhecimento”, afirma a Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, presidente da Unisanta e diretora do Semesp.

Na opinião da Reitora da Universidade, Profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, é inspirador constatar que os jovens mantêm aceso o amor pelas pesquisas científicas, motor do desenvolvimento humano e social. “A Baixada Santista e a Unisanta recebem com orgulho e grande expectativa esse número recorde de inscrições, reflexo do interesse cada vez maior da juventude pelo saber que se constrói com empenho, competência e perseverança. Receber o CONIC em nosso Campus, que comemora 50 anos, é motivo de grande alegria”.

“A participação de estudantes e professores de todas as partes do Brasil mostra que o interesse pela pesquisa tem crescido, revelando-se um aspecto importante para o desenvolvimento de novos conhecimentos e novas tecnologias, as quais, no futuro, poderão trazer benefícios para a sociedade e dividendos para o país”, afirma Hermes Figueiredo, presidente do Semesp.

Este ano, em sua 11ª edição, o Congresso homenageia a física e química Marie Curie (1867 – 1934), ganhadora de dois Prêmios Nobel (1903 e 1911), adotando como slogan uma de suas citações: “Nada na vida deve ser temido, apenas compreendido”.

Programação – No dia 18/11, após a cerimônia de abertura, será realizada, até às 13h, a 1ª sessão de apresentações dos 1495 trabalhos inscritos, em salas e por intermédio de painéis. As atividades retornam a partir das 14h, quando começa a 2ª sessão de apresentações. As últimas apresentações terminam às 18h.

Na manhã do sábado inicia, a partir das 9h, a 4ª sessão, seguindo-se outra, das 10h30 às 12h. Após o intervalo, as apresentações dos projetos retornam às 13h e terminam às 16h, para a apuração das notas, que serão dadas por cerca de 90 professores. No total, serão sete apresentações. A partir das 17h ocorrerá a premiação e o encerramento do evento, no auditório do Bloco E.

Programação Cultural – Além da produção científica de todo o País, o Conic deste ano mostrará talentos musicais da Baixada Santista. Com um repertório variado, que vai do clássico à MPB, o conjunto Unisanta Classic dará um brilho especial à solenidade de abertura do congresso, no dia 18. O trio é composto por teclado, violino e flauta.

No encerramento, dia 19, o tom ficará por conta do conjunto Unisanta Multiversos, formado por professores e alunos da Universidade Santa Cecília. Entre Rosas e Cavaquinhos é o tema da apresentação, numa alusão a Noel Rosas e ao centenário de Nelson Cavaquinho. Outros músicos consagrados também serão lembrados nas canções, entre eles, Adoniram Barbosa, Elis Regina e Chico Buarque.

Prêmios – Serão premiados os primeiros colocados de cada uma das cinco áreas do conhecimento (Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias), nas categorias Concluído e Em andamento; e, dentre os premiados na categoria Concluído, haverá um prêmio especial para o trabalho que se caracterizar como voltado ao desenvolvimento e compromisso social.

Os trabalhos premiados cujo autor ou coautores estiverem presentes na cerimônia de entrega receberão os prêmios acrescidos de 50% do valor, conforme as regras do Regulamento Esse critério não incide sobre o prêmio especial.

Pelo segundo ano consecutivo haverá, ainda, o prêmio Incentivo ao Ensino Superior. Além dos prêmios, será expedido um certificado para todos os autores, coautores e orientadores dos projetos apresentados.