O Projeto de hardware de escrita e decodificação de caracteres Braille para auxílio aos deficientes visuais e profissionais da educação é um dos trabalhos inscritos na 11ª edição do Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic). A proposta da pesquisa, da Faculdade de Engenharia e Arquitetura, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi desenvolver um projeto que converta os caracteres escritos em braille para alfanuméricos e que apresente um baixo custo.

O código Braille é um sistema utilizado pelos deficientes visuais para realizar a leitura tátil de textos. Existem hoje diversos equipamentos que auxiliam o deficiente visual tanto na escrita como na leitura, porém são raros os que dão suporte ao educador, além de apresentarem um custo elevado.

No projeto, criado por João Marcelo Ribeiro da Fonseca Castanho, Camila de Fátima Martinez, Sabrina de Cássia Martinez r Enzo Bertazini, o deficiente visual utilizará seis teclas para a escrita Braille e avisos vibratórios e sonoros, que indicará se a combinação do caracteres a serem inseridos está correta ou não.

Melhorar a comunicação entre aluno e professor é o foco do projeto, por isso o sistema conta com um display LCD para a visualização do texto, e para que ele não seja perdido é utilizado um cartão de memória, que armazenará todos os arquivos criados pelo aluno, os quais poderão ser abertos no computador, o que possibilitará a impressão dos documentos criados.