Por Santaportal

O VIII Encontro Nacional de Pós-Graduação (ENPG), promovido pela Unisanta, entregou certificados para alunos de Mestrado, Doutorado e cursos de Especialização na noite desta quinta-feira, no sétimo andar do Bloco F da universidade.

Foram aprovados 117 dos 149 trabalhos submetidos nesta edição, de 247 inscritos, em todas as áreas do conhecimento. Na apresentação oral, cinco trabalhos receberam os certificados de Mérito. Ao todo, 10 painéis foram premiados com certificados de Mérito.

O aluno Leandro Dioni Teixeira, que faz mestrado em Auditoria Ambiental, foi um dos laureados nesta noite. “Foi uma surpresa ter recebido esse mérito. É um trabalho que envolveu toda uma equipe, na parte de reprodução e de alimentação. É muito gratificante receber esse reconhecimento da instituição”, disse.

O professor Áureo Pasqualeto, membro da Direção da Faculdade de Engenharia, enalteceu a importância do ENPG. “Realmente é um reconhecimento importante e necessário. O desenvolvimento do reconhecimento requer um empenho de levantar assuntos, pesquisar, contextualizar o assunto, a experimentação e, principalmente, a checagem. A ciência exige esse empenho, esse compromisso com a verdade. Esse trabalho que hoje tivemos uma entrega simbólica, coroa toda uma quantidade de horas de trabalho, de pesquisa. Essas 300 pessoas que se inscreveram para o evento representam a consagração do objetivo da universidade”, afirmou.

Direito à Saúde e Tecnologias Avançadas
Na área de segurança de dados e Direito à Saúde, destacam-se as pesquisas, entre muitas: “Proteção de dados pessoais como direito fundamental na área da saúde e suas implicações para os profissionais médicos no Brasil, cotejando aspectos do direito comparado na União Europeia e na China. E o trabalho “Vacinação Infantil? Uma Questão de Dever e Não de Autonomia”.

Entre os estudos em tecnologias avançadas, há títulos como “Cálculo dos Consumos de óleo Combustível A1 e de Biogás para o aquecimento de Petróleo na Entrada da Torre de Destilação Atmosférica; Projeto de uma unidade experimental para elevação artificial de hidrocarbonetos – Sistema gás lift; Degradação de Óleo lubrificante Mineral pós aquecimento durante 48 h: Análise por Espectroscopia Raman”.

Foram selecionados pesquisadores de Manaus, Amazonas; Janaúba, de Minas Gerais; Uberlândia, do Paraná; Telêmaco Borba , do Paraná; Niterói, do Rio de Janeiro. De São Paulo, vieram trabalhos de Águas de Lindóia; Araraquara; Bauru; Bertioga; Brasília; Campinas; Cubatão; Diadema; Guaratinguetá; Guarujá; Itanhaém; Jundiaí; Mongaguá; Peruíbe; Poá; Porto Ferreira; Praia Grande; Rio Claro; Santana de Parnaíba; Santo André; Santos; São Caetano do Sul; São Carlos; São Paulo; São Sebastião; São Vicente; São Bernardo do Campo; Taboão da Serra, entre outros.

Caráter multidisciplinar
Como parte da programação, houve apresentações de trabalhos em forma oral e de painel. Os trabalhos aprovados serão publicados em anais de revista científica com ISSN. Os participantes adquiriram segurança para futuras exposições, além de poder incorporar em seu currículo a participação em evento nacional e a publicação de um ou mais trabalhos completos em evento científico.

Minicursos
Na oportunidade, também foram realizados minicursos ministrados por especialistas renomados, com temas que envolvem as mais variadas áreas do conhecimento, além de exposição de estandes de empresas e organizações convidadas que atuam nas áreas de pesquisa, inovação e tecnologia.