O dr. Carlos Oliveira, que faz parte da Delegação da União Europeia no Brasil (Portugal), foi um dos palestrantes do 2º Congresso Internacional de Direito da Saúde, aberto na manhã desta quinta-feira (21/11), no auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Ele falou sobre “Regulamento geral sobre a proteção de dados na União Europeia: implementação e desafios vencidos”.

“Estar no evento é uma forma de poder partilhar informações sobre o assunto com uma instituição de peso como a Unisanta”, afirmou o professor.

Chao Lung Wen, da Faculdade de Medicina da USP, abordou a “Humanização e aspectos técnico-jurídicos em telemedicina”. Em relação ao assunto, disse que o exercício da medicina, usando tecnologias interativas,  precisa estar integrado com os cuidados médicos presenciais. “A telemedicina permite incentivar a profissionalização da orientação e da gestão em saúde”, acrescentou..

Entre os desafios, segundo Lung Wen, estão a retomada imediata das discussões, o ensino da ética digital, auditorias e a formação de grupos que desenvolvam uma cadeia de saúde que pode ser melhorada com o uso da tecnologia.

A Reitora da Universidade Santa Cecília, Silvia Teixeira Penteado,  diz que a pretensão é fazer com que as pesquisas e estudos dos marcos regulatórios possam atingir a todos, além das políticas públicas que podem gerar melhores condições para todos. Em seguida, ressaltou a importância do acordo entre União Europeia e Mercosul e agradeceu a funcionários e alunos da Unisanta.

“Também cumprimento Marcelo Lamy, Fernando Akaoui e todos os alunos que estão envolvidos  no evento e também participaram da apresentação dos estudos. O curso de mestrado se faz além da dissertação. A defesa final se faz com essas contribuições que são muito importantes”,  afirmou a reitora.

Lúcia Teixeira, presidente da Unisanta, disse que este é um trabalho importante de internacionalização da Unisanta e que, graças a esses trabalhos de pesquisa e de relevância internacional, há diversas parecerias com universidades estrangeiras e organismos internacionais que contribuem para nosso país na questão de melhorar o direito da saúde ao  acesso das diversas populações e com propostas para a saúde física e mental. Ela também lembrou que a Unisanta tem diversos diversos mestrados e doutorados catalogados como de excelência pela CAPES

Saúde Digital

A programação segue nesta quinta-feira (21) a partir das 17h30 com o 2º Painel: Saúde Digital, que abordará Tecnologias e proteção de dados. Participam Claudia Cohn, da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica – ABRAMEDI,  que falará sobre Reflexos da LGPD em pesquisas e desenvolvimento na saúde; Cláudio Roberto Santos, da Rede de Ensino Doctum, que trará o assunto “Prontuários digitais e a Lei Geral de Proteção de Dados”,  e Marco Aurélio Pereira, do Ministério da Saúde, que falará sobre a Política Nacional de Assistência Financeira e a garantia de acesso às novas tecnologias.

O Seminário prosseguirá na sexta-feira e no sábado.