Estande da Unisanta no III Congresso Olímpico da International Convention on Science, Education and Medicine in Sport (ICSEMIS)

O Laboratório de Fisiologia do Exercício (LAFES) da Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade Santa Cecília (FEFESP/Unisanta) participa com dois trabalhos aprovados no III Congresso Olímpico da International Convention on Science, Education and Medicine in Sport  (ICSEMIS), que acontece de 31 de agosto a 4 de setembro,  no Mendes Convention Center, em Santos. Os estudos aprovados foram dos alunos Iago Aguilar com Isadora Vieira, e de Rômulo Sant’ana.

Eles apresentam propostas para discutir fatores da fisiologia do exercício e do esporte visando a melhora no desempenho humano.  O tema do Congresso é “Dizer sim à Diversidade no Esporte”.

Iago e Isadora estudaram o desempenho físico de mulheres com as modificações que ocorrem durante os períodos do ciclo menstrual.  Rômulo analisou o desenvolvimento das variáveis antropométricas e da composição corporal em crianças praticantes de natação competitiva. Os alunos foram orientados pelos Prof. Dr. Alexandre Galvão da Silva e a Profa. Dra. Débora Rocco, responsáveis técnicos pelo LAFES.

O Laboratório possui publicações em revistas nacionais e internacionais, indexadas ao maior site científico na área da saúde, o PubMed, utilizado pela comunidade mundial.

O evento tem apoio do Conselho Internacional de Ciências do Desporto e Educação Física (ICSSPE), do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) e da Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS).

Participam do Congresso profissionais especialistas na área esportiva, instituições acadêmicas ligadas ao esporte, à educação física, ao exercício e atividade física e à medicina esportiva.

Feira – Simultaneamente às palestras e apresentações de trabalhos científicos acontece uma Feira, no mesmo local, com expositores ligados à Ciência, Educação e Medicina do Desporto. A Unisanta participa com um estande, onde o público pode obter informações sobre cursos da Educação Infantil à Pós-Graduação, em todas as áreas. Os visitantes poderão fazer também a inscrição gratuita para o Vestibular 2017 da Unisanta durante o evento.

O estande destaca através de um painel a equipe de atletas da Unisanta, numa referência ao investimento que a Instituição faz no esporte, sendo a única Universidade do País a apoiar esportes olímpicos como a Maratona Aquática, que consagrou nas olimpíadas Rio 2016 a primeira mulher do País ganhadora de medalha olímpica nos esportes aquáticos (Poliana Okimoto).

A Unisanta alia esporte e educação com muito êxito, desde as categorias de base até o esporte de alto rendimento. É a primeira força universitária da natação brasileira e realiza a maior competição esportiva universitária do Estado de São Paulo, os Jogos da Unisanta, entre outras ações.

Mestrado – Segundo o dr. Alexandre Galvão da Silva, em breve o Laboratório de Fisiologia dará início à execução de projetos em nível de mestrado na área de Ecologia e Biodiversidade, com temas relacionados à poluição atmosférica, poluição ambiental no litoral da Baixada Santista e a influencia no organismo humano.

Cursos e reuniões:  O LAFES desenvolve curso de Pós-Graduação voltado para a Especialização em Exercício Físico e Desempenho Humano para Doenças Crônicas e Degenerativas. http://www.unisanta.br/Posgraduacao/Curso/1309 .

Todas as quintas-feiras, das 11h às 12 h, promove reuniões científicas abertas a todos os alunos da Universidade Santa Cecília, gratuitas, quando são discutidos temas relacionados às áreas de atuação da Educação Física e também aos cursos de extensão acadêmica, canal de informações e esclarecimentos em mídia social, no Facebook: LAFES.CIENCIAS