Ricardo Cintra e Márcio Latuf, técnicos, respectivamente, de Poliana Okimoto, bronze olímpico, e Ana Marcela, selecionada para a Rio 2016, serão homenageados nesta quinta-feira à noite.

O Prof. Dr. Marcos Tadeu Pacheco, coordenador dos Programas de Mestrados em Engenharia e Ecologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a Prof.ª Dª. Brigitte Reickmann, Coordenadora do Centro Institucional de Pesquisa da Universidade, foram alguns dos participantes dos debates realizados na abertura do IV Simpósio de Educação Física. O encontro, com o tema “Competências Profissionais do Educador Físico”, é promovido pelo Laboratório de Fisiologia do Exercício e Saúde da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), com o apoio do Diretório Acadêmico da Faculdade, com palestras nos dias 1 e 2 de setembro.

No primeiro dia, estão sendo debatidas as perspectivas profissionais para o educador físico. A primeira mesa, mediada pelo professor mestre Thiago Rogel trouxe, a partir das 8h, três temas para debates.

O primeiro deles foi “A importância da Comissão de Ética da Pesquisa Científica“, comandado por Brigitte Reickmann, O segundo tema foi “A importância da Pós-Graduação Lato Sensu na Carreira Profissional”. Em seguida, o Prof. Dr. Marcos Tadeu Pacheco falou sobre “Os caminhos da Pós-Graduação Stricto Sensu”.

Às 19h30 desta quinta-feira serão debatidos os “Aspectos da Preparação Física para a Performance Olímpica ”. A segunda mesa será composta por dois profissionais e terá como mediadora a professora e mestre, Maressa Nogueira, técnica da natação da Unisanta.

Na oportunidade, o professor e treinador da categoria sênior de natação da Unisanta, Marcio Latuf, falará sobre sua experiência como técnico de nadadores olímpicos. Em seguida, “A importância da Biomecânica para o Desempenho Atlético” será abordada pelo professor e mestre José Nilton.

No dia 2 de setembro (sexta-feira), às 8 h, o Prof. Dr. Fábio Giordano, diretor da Faculdade de Pedagogia, trará o tema “Atualizações em Pedagogia”, enquanto a professora e doutora Carla Luguetti abordará “Métodos atuais de pedagogia no esporte”. A mesa será mediada pelo Prof. Ms. Joel Moraes e segue nos mesmos horários.
Às 19h30, a professora doutora Marie Anne R. Cachele falará sobre “Poluição Atmosférica: Uma ameaça que está no ar, porque devemos nos preocupar?”. O professor doutor Daniel Siquieroli apresentará o tema “Exposição à poluição e seus efeitos sobre o corpo humano” e, por último, a Prof. Esp. Gabriela Lafreve finalizará as palestras com tema “O viés da prática do exercício físico em ambiente poluído”. A mesa terá como mediador o professor e mestre Marcio Rodrigues dos Santos com três convidados.

O evento é aberto ao púbico, no Auditório do Bloco E da Unisanta, no 4º andar.