Os alunos dos 5ºs anos do Colégio Santa Cecília, da Catequese, e as crianças do Lar Santo Expedito realizaram homenagem a Nossa Senhora do Monte Serrat, na tarde desta quarta-feira (31), na Catedral de Santos, Praça Patriarca José Bonifácio, s/nº – Centro, Santos. As crianças participaram da celebração com leituras sobre a história de Nossa Senhora, milagres, cantos, preces e entrega das flores.

A alta-direção da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado (reitora), Lúcia Maria Teixeira (presidente), Marcelo Teixeira (pró-reitor), Emília Pirilo (pró-reitora), esteve presente na celebração. Também participaram Marcus Teixeira Penteado (diretor de  marketing), Marcelo Teixeira Filho (assessor da pró-reitoria), Marilisa Grottone (diretora do Colégio Santa Cecília), além de coordenadores e professores do Colégio.

Padroeira – Várias são as histórias que se contam da santa milagrosa. Foi D. Francisco de Souza, governador-geral do Brasil quem, em 1602, ordenou construir a Capela do Monte Serrat e doou a imagem de Nossa Senhora à Ordem de São Bento, que passou a administrar o santuário.

O primeiro e grande milagre a ela atribuído teria acontecido durante a invasão do pirata holandês Joris Van Spilbergen à costa santista, em fevereiro de 1615. Para fugir dos corsários, que incendiaram vários pontos da Vila de Santos, boa parte da população, especialmente mulheres e crianças, refugiou-se no Monte Serrat.

Desesperados, os habitantes rezaram à Virgem do Monte, para que os protegesse. Pouco tempo depois, o caminho por onde avançavam os piratas desmoronou, soterrando a maioria, enquanto os restantes voltaram apressadamente para os navios, a fim de deixar a barra.

Por meio de lei sancionada pelo então prefeito Antônio Feliciano, em 1954, Nossa Senhora do Monte Serrat foi escolhida como Padroeira de Santos, coroada em cerimônia realizada em 8 de setembro de 1955.