Com a preocupação de acrescentar conhecimento sobre o tema de educação sexual aos alunos do ensino médio e fundamental, o Colégio Santa Cecília recebeu o Instituto de Prevenção Saúde e Sexualidade, de São Caetano do Sul, para realizar palestra aos alunos. O Instituto apresenta-se em escolas de São Paulo e região e em outros lugares do Brasil. Sem fins lucrativos, conta com profissionais da Área de Saúde e Educação Física.

Em palestra realizada no Consistório da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), para alunos das 8ªs séries e 1ªs do colegial, o professor de Educação Física Victor Roveratti, do Instituto, explanou o assunto em dois horários. Exerceu o papel também de educador, para esclarecer os assuntos referentes à educação sexual. A palestra teve uma duração de aproximadamente 1h40. Apresentou de forma interativa e com linguagem direcionada para a faixa etária dos adolescentes, com brincadeiras e “tiradas” engraçadas.

O palestrante prendeu a atenção de todos e conseguiu deixar os alunos pensativos em relação às suas posturas e preocupados com os cuidados que devem ser tomados para com as suas futuras relações sexuais e para com a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, as chamadas DSTs. Torna-se nítido o interesse dos alunos para as abordagens do tema, pois suas expressões e silêncio no recinto demonstram total interesse pelos esclarecimentos.

A explanação é feita com a ajuda de material expositivo, como apresentação de slides, enriquecido com fotos dos assuntos abordados, por exemplo, o das doenças sexualmente transmissíveis.

São apresentados casos de pessoas, adolescentes e adultos, que tiveram problemas com estas questões. Um exemplo, de jovens que fizeram ingestão de remédios após suas relações, para provocar aborto, tiveram deformidade de feto, casos de doenças congênitas e outros assuntos, levando os alunos a pensar e fazer uma análise pessoal para um trabalho preventivo. O mesmo para com os casos de doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis, gonorréia, Aids e outras possibilidades de doenças.

Roveratti esclareceu que 5% da população mundial estão contaminados pelo vírus da Aids (HIV).

A Professora Sonia Martinho, o Colégio Santa Cecília, disse que são feitos trabalhos escolares referentes ao tema, enfatizando desse modo a importância e a preocupação de a escola contribuir para com o esclarecimento das questões referentes à educação sexual. Os alunos ficam atentos para o assunto, observou ela.

Uma aluna do ensino fundamental disse que é comum falar sobre o assunto em casa, mas confessa que fica mais à vontade em esclarecer dúvidas com a mãe.

Ao término da palestra, Roveratti mostra um livro editado pelo Instituto, com autorização da Secretaria de saúde, sob o tema “Guia da Sexualidade”, que serve de material de apoio, e, de fácil entendimento. Trata da importância de conhecer o próprio corpo, e nele são abordadas questões como aborto, ciclo da mulher, comportamento sexual, orgasmo, puberdade, adolescência, doenças, e outros.