A partir da Disciplina de Jornalismo Investigativo, ministrada pelo professor Gerson Lima, na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), os alunos do 2º ano tiveram como missão organizar um debate sobre esse tema. Foram convidados nomes de referência nacional, como o de Audálio Dantas e Cleofe Ribeiro. Assim como o professor Julio Ogasawara, da área de Direito, para falar das questões ético-jurídicas.

Audálio Dantas iniciou sua carreira jornalística como repórter, foi eleito presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, presidente da Federação nacional dos Jornalistas e Deputado Federal. “Sempre usando aquilo que aprendi como repórter. Saber das coisas, me informar e passar adiante”,disse.

Cleofe Monteiro, jornalista e educadora, formou-se na Universidade Católica de Santos (UniSantos). Em seguida, começou a trabalhar em São Paulo, por 28 anos na Folha de São Paulo. Atualmente ministra aulas na Universidade Anhembi-Morumbi, de Gêneros Jornalísticos. Fez doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e livros na área de Jornalismo Investigativo.

Julio Ogasawara, professor do primeiro ano de Direito na UNISANTA, da Disciplina de Introdução ao Direito, é procurador (advogado público) em Cubatão. Atua em Direito Constitucional e Administrativo.

Ivan Cláudio Siqueira, aluno da classe do 2º ano de jornalismo, apresentou os convidados e os quatro alunos que compuseram a mesa como debatedores: Thays Correa, Tatiane Lima, Camila Magalhães e Duanne Ribeiro.