Iniciando as atividades pedagógicas de 2014, alunos do 9º semestre da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília (Unisanta) visitaram o Museu do Saneamento, localizado na sede principal da Sabesp, no Centro de Santos.

A saída de campo faz parte das atividades da disciplina de Saneamento Básico II, ministrada pela professora Cyntia de Cássia Muniz. A visita, que foi acompanhada por monitores da Sabesp, aconteceu nos dias 17 e 19 de fevereiro no período noturno.

Na oportunidade, os estudantes puderam entender melhor o caminho que a água percorre (desde a captação, tratamento e distribuição) até que se torne esgoto.
Um pedaço real do emissário submarino de Santos, com 1,5 m de diâmetro e cerca de 7 cm de espessura, foi uma das peças que mais chamou a atenção.

No museu também aprenderam a história do saneamento do Brasil, quem foi Saturnino de Brito, o engenheiro sanitarista responsável pela construção dos canais de drenagem de Santos e das primeiras estruturas de coleta e afastamento dos esgotos na Baixada Santista.

Os alunos puderam conhecer equipamentos do início do século passado, a escrivaninha de Saturnino, prancheta e plantas ali projetadas, e as ações do programa “Onda Limpa”, que é considerado o maior empreendimento de recuperação ambiental do litoral brasileiro.

A coordenadora de Engenharia Civil da Unisanta, Nilene Janini Seixas, destacou a importância dos professores do último ano do curso em implementar atividades práticas aos alunos formandos.​