Os alunos do curso de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), terão aula de ecologia a céu aberto e prosseguirão com o Trote Solidário, iniciado dia 7/2. A ida à Praia Branca, no município de Guarujá, será domingo (9/3), a partir das 8h e terá orientação do prof. mestre Orlando Couto Junior e do prof. João Alberto Páschoa. Ambos de Ciências Biológicas – Biologia Marinha.
Apesar de o acesso poder ser feito de barco, o intuito é adentrar a trilha que leva à praia, onde ocorrerão paradas para observações e explicações sobre a vegetação local. A caminhada dura aproximadamente 30 minutos.
Os alunos também estudarão um dos ecossistemas litorâneos, o costão rochoso através da fauna, e observarão a formação de praias com a ocupação da vegetação no local. Por fim, será organizado o ‘pega-pega’ ecológico, para mostrar como ocorre a transferência de energia ao longo da cadeia alimentar dos animais.
Na saída a campo, serão arrecadados alimentos e produtos de higiene pessoal, dando continuidade ao Trote Ecológico e Solidário da UNISANTA.
Paraíso privilegiado
A Praia Branca ou ‘prainha’, como é conhecida popularmente, está situada na ponta da Ilha de Santo Amaro, no Guarujá. Além das belezas naturais, a ‘prainha’ é geograficamente privilegiada, proporcionando diversas opções para a pratica de esportes radicais. Surf, trekking, rapel, canoagem e vela podem ser praticados com a contribuição da natureza. A Praia Branca tem aproximadamente 1 km de extensão e a população é de cerca de 500 habitantes.