O Programa de Intercâmbio Internacional – Projeto Holanda e Bélgica 2013 contará com a participação de 22  alunos do curso de Administração, com foco em Logística e Comercio Exterior,  da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Os estudantes  serão acompanhados pelo professor Hélio Hallite.

As cidades portuárias de Antuérpia e Rotterdam foram escolhidas para o intercâmbio, por serem referências em excelência no desenvolvimento da organização portuária e de soluções de logística internacional de transportes, explica o professor Hallite.

Durante o mês de abril, os estudantes  fizeram um curso preparatório sobre os países a serem visitados.  Tiveram aulas sobre diferenças culturais, hábitos e costumes, alimentação, vestuário, idioma, comunicação, costumes e relacionamentos, geografia, clima, logística para deslocamento, transportes, custeio e opções de entretenimento em horários livres.

A programação da viagem inclui visitas e cursos aos Portos de Antuérpia e de Rotterdam nas universidades portuárias Antwerp/Flanders Port Training Center (APEC – Antuérpia) e Netherlads Maritime University Rotterdam (STC).

Os temas do curso serão Modern Port Logístics, Port Environmental, Human Resources Management. Os alunos receberão um certificado de conclusão emitido pela APEC.

Próxima etapa – A próxima etapa do intercâmbio, programada para setembro, será aberta a alunos de graduação, pós-graduação lato sensu e mestrado das seguintes áreas de conhecimento: Administração; Logística; Finanças; Marketing; Publicidade e Propaganda; Jornalismo; Gestão de Pessoas; Comércio Exterior; Ciências Contábeis; Sistemas de Informação; Arquitetura e Urbanismo e Engenharias.

“Os estudantes de Direito, Biologia e Pedagogia também poderão participar  a fim de obter conhecimentos aplicados a projetos acadêmicos, linhas de pesquisa, dissertações e teses”, afirma o professor Hélio.

O intercâmbio tem o objetivo de possibilitar um programa multidisciplinar, preocupado em aprimorar conhecimentos relacionados com as vocações regionais da Região Metropolitana da Baixada Santista, mais especificamente a expansão portuária, a excelência em logística, o gerenciamento de pessoas e a gestão ambiental.