Ao recredenciar por mais sete anos a Universidade Santa Cecília, relatório do Ministério da Educação apontou expansão com qualidade em todos as áreas. O documento foi publicado no Diário Oficial da União, em 10 de abril último.
A Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi recredenciada pelo Ministério de Educação (MEC), por mais sete anos, com avaliação máxima em todas as dimensões do seu projeto institucional. (publicação do D.O.U nº 73, pág. 17, Seção 1, de 17/04/2013).
Foram avaliados os seguintes itens: missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional; política para o ensino (graduação e pós-graduação); responsabilidade social; comunicação com a sociedade; políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo; organização e gestão; infraestrutura; planejamento e avaliação; políticas de atendimento aos estudantes; sustentabilidade financeira.
De acordo com a conclusão do relatório dos avaliadores, “a trajetória dos últimos anos da Universidade Santa Cecília evidencia expansão com qualidade”. Seguem alguns trechos:
Projeto Pedagógico: desafios vencidos
O parecer menciona a “ampla gama” de cursos de graduação e de pós-graduação, tradicionais e a distância, ressaltando que a Unisanta é “mantida pelo Instituto Superior de Educação Santa Cecília, pessoa jurídica de direito privado – sem fins lucrativos (Fundação) (…)”. Eis alguns trechos:
A Unisanta, (…) em sua trajetória, tem vencido desafios que, através de novas posturas, possam atender às transformações tecnológicas. O Projeto Pedagógico Institucional com suas especificidades e singularidades demandou um compromisso coletivo interno que, conforme relatos dos depoimentos “in loco”, se caracteriza pelo respeito à pessoa como indivíduo, cidadão e membro da Instituição, parte integrante da comunidade interna e externa assegurando a diversidade do pensamento e promovendo convivência na diversidade”.
Articulação do Ensino com a Pesquisa e a Extensão
Os avaliadores detectaram que o Ensino, a Pesquisa e a Extensão estão interligados na Unisanta, garantindo “a articulação entre teoria e prática, entre a investigação e o contato com a realidade, principalmente a do entorno social”, o que “revela o compromisso social, demonstrado pelas atividades universitárias direcionadas para o atendimento comunitário”.
“As políticas de ensino e extensão “ (…)buscam atender ao objetivo geral de incentivar a criação cultural e o desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento reflexivo, promovendo a divulgação dos conhecimentos científicos, culturais e técnicos, desenvolvidos em conjunto entre gestores, professores e alunos”.
Pesquisa: repercussão científica e social
(…) “Em relação à pesquisa, a Instituição possui vários projetos agrupados em Núcleos: o de ecobioambiente marinho, com 16 projetos em curso; saúde, com 03, apresentando adequada repercussão social; nas Engenharias, com destaque aos estudos referentes ao petróleo e à energia; arquitetura e urbanismo, com adequada aplicação socioambiental. Além desses, há projetos que demonstram preocupação com o meio ambiente: projetos de reciclagem de materiais tóxicos, reaproveitamento de materiais orgânicos e preservação ambiental.”
Avaliação institucional e vivência profissional desde o primeiro ano
A CPA, através do NAI, realiza sistematicamente, a avaliação interna da Universidade. O NAI – Núcleo de Avaliação Institucional, além de avaliar os Cursos, discute os resultados obtidos com os Coordenadores de Cursos, Diretores de Faculdades e corpo docente, visando ao seu contínuo aprimoramento. As metodologias do ensino são desenvolvidas de acordo com os objetivos de cada disciplina ou atividade, utilizando-se de aulas expositivas, de dinâmicas de grupo, seminários, simpósios, debates, painéis, estudos de casos, jogos e demais instrumentos universalmente aceitos. Decorrentes de sua importância, a vivência profissional se inicia desde o primeiro período letivo, através de visitas técnicas, experiências práticas, palestras, etc.”.
Estágios e monitoria
“Os estágios curriculares são desenvolvidos em situações reais de trabalho, acontecendo, prioritariamente, em serviços da própria Instituição ou mediante convênios com organizações locais e regionais, públicas, estatais ou privadas.”
“Há política instituída para monitoria, atividades de iniciação científica apoiadas por bolsas da própria instituição, ou de programas federais, ou por convênios oriundos das empresas locais/regionais. Os alunos são estimulados, via bolsa, ao mérito, para se empenharem nos seus TCCs, com vistas à publicação de seus estudos em revistas indexadas.”
Responsabilidade Social
“A responsabilidade social da instituição revela um quadro que está além do que expressa o referencial mínimo de qualidade. É direcionada no sentido de incluir os alunos da Unisanta nos projetos sociais de ação comunitária atendendo a diferentes demandas da comunidade, nas mais diversas áreas do conhecimento.”
“(…) Desenvolve adequadamente projetos de ensino (cursos e projetos de pesquisa) que se inserem dentro do contexto socioeconômico da Baixada Santista, em especial em relação à indústria de petróleo e preservação ambiental. A Instituição oferece aos docentes, funcionários e seus familiares apoio em forma de bolsas, descontos em mensalidades, plano de saúde e convênios com empresas.”
“Há um adequado serviço prestado à população com necessidades especiais, seja no aspecto de acessibilidade física, bem como no atendimento a serviços didáticos pedagógicos e de reabilitação.”
Comunicação com a sociedade
Neste item, são mencionados pelos avaliadores os recursos de comunicação externa e interna, meios que, segundo o parecer, estão superiores às condições mínimas de qualidade exigidas.
“A IES possui canais de comunicação próprios para a divulgação de suas atividades, destacando-se a Assessoria de Comunicação – Assecom (órgão de apoio, responsável pela divulgação interna e externa das ações que ocorrem na área do ensino, pesquisa e extensão); Sistema Santa Cecília de Rádio e TV Educativas: órgão responsável pela programação de rádio e TV, exibindo programas educativos produzidos por professores, alunos, bolsistas e estagiários, com projeção para toda a Região da Baixada Santista; Internet: diariamente, são inseridos no site da Unisanta informações sobre os acontecimentos mais importantes da Universidade, tais como: cursos de extensão e de especialização, palestras, encontros, seminários, atividades culturais e esportivas, visitas de autoridades e notícias sobre os cursos; divulgação através de cartazes, faixas, avisos em diversos pontos do campus para conhecimento da comunidade interna da IES.”
Destaca o relatório do MEC o “(…) funcionamento adequado da Ouvidoria, que foi instituída em 2006, com o objetivo de aperfeiçoar a comunicação e o relacionamento com a comunidade interna e externa. Possui estrutura própria para recepção e registro dos atendimentos, contando com linha telefônica própria e site específico para as ações relativas a este órgão de comunicação.”
Apoio a professores
O parecer menciona as possibilidades, ao professor (…) “de buscar sua qualificação pós-graduada, devidamente concretizada através do auxílio, sob forma de concessão de bolsas de afastamento (Bolsas-Auxílio e ajuda de custo), financiadas pela própria Instituição, para cursos de Mestrado e Doutorado e “a concessão de licença-especial para participação em congressos, seminários, encontros, etc.”
“Constatou-se a oferta regular, na própria instituição, de cursos periódicos de atualização e capacitação profissional da comunidade universitária. Os requisitos de contratação do corpo docente da Unisanta são determinados pela titulação e experiência profissional dos candidatos sob o regime horista, parcial e integral”.
Infraestrutura física: além do exigido
De acordo com o MEC, a intraestrutura física supera o referencial mínimo de qualidade. Os espaços (…) “atendem além do requisito adequado de quantidade, limpeza, iluminação, acústica, climatização (…)”.
O levantamento levou em conta salas para administração e gestão; banheiros, inclusive para portadores de necessidades especiais; salas para o desenvolvimento de atividades extensionistas (consultório dentário, consultório farmacêutico, cineclube, videoteca, brinquedoteca, atendimento jurídico); salas de aula; laboratórios didáticos e, para pesquisa, equipados e específicos para todos os cursos: cantinas; ginásios poliesportivos; duas piscinas cobertas (uma semiolímpica e uma olímpica); auditórios com apoio multimídia e demais recursos de áudio; vestiários completos; salas para práticas desportivas e culturais (dança, jogos, artes marciais, atividades rítmicas, folclóricas, yoga, musculação).
Bibliotecas e serviços de informática
Para os cursos tradicionais e a educação a distância, a Unisanta, segundo o relatório do MEC, possui infraestrutura adequada em relação aos laboratórios didáticos e de pesquisa, recursos de multimídia e serviços de informação. “As bibliotecas (central, setorial de saúde e de direito) dispõem adequadamente de serviços informatizados, com acervos, espaços e serviços que permitem o atendimento individualizado e coletivo dos alunos que integram os cursos presenciais e o curso na modalidade a distância. Há uma política institucionalizada, adequada e constatada de atualização constante do acervo bibliográfico. Os recursos de informática são adequados para atender a demanda”.
Avaliação acadêmica
“Há coerência entre as atividades de planejamento e avaliação desenvolvidas na IES e as previstas no PDI (2006-2010). Os processos de autoavaliação estão implantados e são operacionalizados conforme projeto constante do PDI, envolvendo toda a comunidade acadêmica, incluindo representante da comunidade externa.”
“Os resultados são analisados e encaminhados aos órgãos competentes para a implementação das ações sugeridas, de acordo com as necessidades imediatas e de médio prazo, e as possibilidades financeiras da IES. Para os alunos e professores, os resultados são discutidos em reuniões pedagógicas específicas, no site institucional e também em sala de aula. Para a comunidade externa a divulgação é feita através dos canais de comunicação utilizados pela IES. Foi constatado, na visita in loco, que várias ações foram implementadas em função dos resultados da avaliação institucional, como, por exemplo, climatização total da infraestrutura, wi-fi e wireless.”
Atendimento aos alunos
Os avaliadores destacam os programas de atendimento aos discentes, que são “coerentes com o estabelecido no PDI (2006-2010) e outros documentos oficiais”.
“Há programas satisfatórios de apoio ao desenvolvimento acadêmico dos discentes para realização de atividades científicas, técnicas, esportivas e culturais e de divulgação da sua produção. São implementados regularmente, com a participação de discentes em eventos técnico-científicos, contando com o apoio da IES. As políticas de acesso, seleção e permanência de estudantes (critérios utilizados, acompanhamento de carreiras, espaço de participação e convivência) praticadas pela IES estão de acordo com o que expressa o PDI (2006-2010) e há adequada relação com as políticas públicas e o contexto social do município e seu entorno.”
Bolsas e egressos
“A Unisanta conta com alunos que são beneficiados com bolsas oriundas de programas federais, como PROUNI e FIES; as oferecidas pela própria instituição, como bolsa de iniciação científica, bolsa estágio e bolsa monitoria. Há convênios com diversas empresas da região que fornecem aos seus funcionários e alunos da IES a bolsa escola.”
“A IES possui um programa regular e implementado de acompanhamento de egressos, para conhecer suas opiniões sobre a formação recebida, assim como a opinião dos seus empregadores. Nestas condições, a comissão avaliadora constatou, em conformidade com o estabelecido em documentos oficiais, a realização satisfatória de políticas de atendimento aos discentes, similar ao que expressa o referencial mínimo de qualidade.”
Situação financeira
Segundo os avaliadores do MEC, os dados analisados “são amplamente favoráveis à obtenção da sustentabilidade financeira da instituição, garantindo, assim, a realização dos investimentos previstos para sua manutenção e expansão, inclusive com políticas direcionadas à aplicação de recursos para programas de ensino, pesquisa e extensão. As condições acima indicadas, previstas no PDI (2006-2010) e reveladas pelos documentos compulsados pela comissão avaliadora, indicam o efetivo controle entre despesas correntes, de capital e de investimentos, demonstrando que a gestão financeira da IES, através dos indicadores da dimensão avaliada, configura um quadro muito além do que expressa o referencial mínimo de qualidade.”
Requisitos legais cumpridos
Sobre os requisitos legais, a Comissão registrou que a UNISANTA “apresenta condições adequadas para o cumprimento dos requisitos legais do Dec. nº 5296/2004, com elevadores, dependências sanitárias e rampas de acesso nas dependências internas da unidade”.
“O corpo docente é composto de 26% de especialistas, 74% de mestres e doutores, conforme documentação apresentada pela instituição e analisada pela comissão. O regime de trabalho do corpo docente apresenta 51% dos professores contratados em tempo integral. O plano de carreira docente e do corpo técnico-administrativo está em tramitação para homologação na DRT/SP, depois de protocolado na SDT de Santos-SP, em 26/05/2010, sob o nº 462610021242010. A contratação funcional segue os padrões da legislação trabalhista com vínculo empregatício.”
Outros indicadores
O reconhecimento da Instituição também é atestado por outros órgãos, como o Guia do Estudante, da Editora Abril, entre as melhores universidades do Brasil, além das ótimas avaliações do MEC e alto índice de empregabilidade de seus alunos com excelentes colocações no mercado de trabalho e em concursos públicos.
A qualidade oferecida pela Unisanta ganha destaque com os Mestrados em Ecologia e Engenharia Mecânica, recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Na área social, a Unisanta oferece cerca de 2 milhões de atendimentos / ano através dos procedimentos realizados gratuitamente por meio de clínicas, escritórios de engenharia e arquitetura, atendimento nas áreas jurídicas, na comunicação, cursos diversos, atividades culturais, entre outros.
O incentivo à Iniciação Científica também tem sido registrado pela imprensa. O melhor desempenho do País na área de Ciências Biológicas e Saúde é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Vanessa Garcia Nogueira, aluna do último ano de Ciências Biológicas – Biologia Marinha da Universidade. A pesquisa rendeu à universitária o prêmio do Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC 2012, o principal evento do segmento no Brasil.
O investimento em corpo docente, bolsas de iniciação científica e estrutura física são apenas alguns dos itens que qualificam a Unisanta entre as melhores do País. As atividades têm início na Educação Infantil, com o Colégio Santa Cecília, que integra o Complexo Educacional Santa Cecília.