Pibid – Iniciação à Docência
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), iniciativa do Governo Federal voltada à formação de professores para a Educação Básica, selecionou quinze alunos dos cursos de Pedagogia, Educação Física e Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (Unisanta), os quais irão desenvolver projetos em escolas da rede pública municipal de Santos, como bolsistas.
Nesta sexta-feira, dia 14, às 19 horas, a Unisanta realiza o I Seminário Institucional do Pibid, oportunidade em que os universitários serão apresentados às direções das Unidades Municipais de Educação (UMEs) Auxiliadora da Instrução e Educação Oswaldo Justo.
O seminário acontece no Anfiteatro I – Bloco D, da Unisanta (Rua Oswaldo Cruz, 266) e contará também com a presença da secretária municipal de Educação de Santos, Venúzia Fernandes do Nascimento, além da reitora e da presidente da Universidade, Sílvia Teixeira Penteado e Lúcia Teixeira Furlani, respectivamente, e dos diretores e coordenadores dos cursos envolvidos.
Pibid – É uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.
Através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
São objetivos do programa:
– Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
– Contribuir para a valorização do magistério;
– Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
– Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
– Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
– Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.