Como parte das atividades da disciplina de Execução de Obras e Segurança do Trabalho, equipes de três alunos de Engenharia Civil, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), visitaram  um canteiro de obras e levantaram informações para discussão em sala.

Na visita à obra escolhida pelo grupo, deveria ser observada a organização e disposição dos equipamentos (gruas, elevadores, etc.), a organização, a logística e armazenamento dos materiais.

Os estudantes deveriam fotografar e elaborar croquis e esquemas das áreas administrativas e de vivência (banheiros, refeitório, etc.). O grupo deveria buscar ainda informações da etapa do canteiro (fundação, estrutura, alvenaria, etc.), fotografar ou filmar a visita e elaborar uma apresentação de 10 minutos, explicando as etapas e processos executivos da obra. Todas as instalações provisórias e os equipamentos de proteção coletiva também foram observados.

Em virtude da participação de 20 grupos, foram utilizadas duas salas equipadas com computadores e projetores para as apresentações.

Os professores Paulo Andrade e Orlando Carlos Damin avaliaram as apresentações.  O professor Paulo destacou o nível das apresentações como bom. “Tivemos a oportunidade de conhecer vários tipos de obras, desde edificações, obras industriais, obras de infraestrutura observando a logística e sua organização”, afirmou ele.

O professor Damin lembrou que em virtude deste seminário acontecer todo semestre, há a oportunidade de acompanhar o andamento de várias obras em todas as suas etapas – algumas desde a fundação.

A coordenadora do curso de Engenharia Civil, Nilene Janini de Oliveira Seixas, enfatizou que como atividade secundária do processo ensino/aprendizagem, os alunos acabam se preparando para apresentações profissionais e também para a apresentação do trabalho de conclusão de curso.

O Seminário de organização de canteiro de obras aconteceu no dia 8 de março de 2014, como atividade obrigatória da disciplina de Execução de Obras e Segurança do Trabalho, apresentada na grade do 9º semestre do curso de Engenharia Civil da Unisanta.