O Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Núcleo Baixada Santista/ Universidade Santa Cecília (Proler – BS/Unisanta), realizará a oficina Navegando nos versos de Fernando Pessoa. O evento será nesta quinta-feira (13/3), às 9h, na sala 538 do Bloco M da Unisanta e contará com a participação de professores, coordenadores e diretores de escolas. A mediação será feita por Ana Maria Pereira.

Fernando Pessoa foi um dos mais importantes poetas da língua portuguesa, foi plural, como ele mesmo se definiu. Criou vários poetas, que conviviam nele. Cada um tem sua biografia e traços diferentes de personalidade. Os poetas não são pseudônimos, e sim heterônimos, isto é, indivíduos diferentes, cada um com seu mundo próprio, representando o que angustiava ou encantava seu autor.

Navegando nos versos de Fernando Pessoa tem o objetivo de trazer um pouco desta pluralidade, sob o foco “dos que leem o que escreve”.

Ana Maria Pereira – Desde cedo, aprendeu a amar a literatura. Teve grandes mestres em casa e no campus universitário. Aos cinco anos de idade, como de hábito com todos os seus oito filhos, seu pai lhe ensinou a ler interpretando. Naquele pequeno objeto, o livro, seu primeiro mestre presenteou-a com um mundo fascinante em que a imaginação e a criatividade são as chaves de ampliação do universo.

Mais tarde, formou-se em Língua e Literatura e fez mestrado em Educação sob os olhos de amantes da literatura. Hoje, atua como diretora de escola em Cubatão e está atenta à importância de fomentar o valor da leitura.