Raoni Silva Peixoto e Caio Portella, alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta), integraram a equipe de São Paulo, que ficou entre os 10 primeiros colocados da etapa nacional do Desafio Universitário Empreendedor Sebrae. A etapa aconteceu em Brasília, entre os dias 29 de novembro e 4 de dezembro.

A etapa presencial foi dividida em duas fases: a semifinal e a final. A primeira fase eram todos os 27 estados participantes. Depois de três dias de atividades valendo pontuação no final de cada dia, de acordo com a somatória de pontos que a equipe fez nos três dias de competição, divulgaram as 10 equipes com mais pontos, classificadas para segunda fase.

Na etapa final cada uma das equipes tiveram que apresentar o projeto em que tinha trabalhado durante os três dias na semifinal para dois investidores conceituados no mercado, a apresentação tinha para os investidores tinha duração de 5 minutos para apresentação e mais 5 minutos de perguntas e respostas sobre o projeto.

Após se inscreverem entre mais de 17 mil estudantes em todo o Brasil, e vencerem cerca de 4 mil candidatos do Estado de São Paulo, Raoni e Caio foram os representantes paulistas na etapa nacional do Desafio.

Raoni (4º semestre de Engenharia Civil) e Caio (8º semestre de Ciências da Computação), conquistaram o primeiro e o segundo lugar no ranking estadual da competição. Um terceiro estudante de São Paulo, Luiz Dantas completou a equipe que disputou com outros grupos de todos os estados brasileiros.

Desafio – É uma competição nacional de caráter educacional, desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao participar do Desafio, o estudante será estimulado a desenvolver atitudes empreendedoras e ficará mais preparado para os desafios do mercado, por meio da capacitação, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades corporativas.

Os participantes colocam à prova a habilidade em gerir negócios participando das atividades virtuais e presenciais que difundem conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo.

Professores e alunos participantes podem ainda faturar prêmios, que vão desde troféus a viagens.

“É uma satisfação para a Unisanta ter alunos com o espírito empreendedor. É um aprendizado muito grande. Estamos torcendo por eles”, disse o Diretor de Relações Institucionais e de Negócios, eng. Luiz Vidal de Negreiros.

De acordo com Raoni, o processo foi dividido em duas etapas. Na primeira eles tiveram que montar e gerenciar oito empresas. Os estudantes participaram ainda de cursos online e presenciais e de papo-negócio com consultores do Sebrae que já participaram do desafio.

Focado, Raoni enxerga esta oportunidade já com olhos no futuro. “Busco crescer profissionalmente. Quero ser empregado, mas isso não bastará. Com o tempo pretendo montar a minha construtora. Esse conhecimento de empreendedorismo será muito útil”.