Todos os atletas da elite ceciliana de esportes, homenageados pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) na manhã desta quinta-feira  (12/12), fazem planos para melhorar suas marcas em 2014. Receberam homenagens atletas da natação, tênis de mesa, futsal, karatê e do xadrez

“Homenagens como essa valorizam o que é o esporte. Tentamos retribuir essa consideração e carinho com bons resultados e sempre motivar os atletas mais novos. Passamos por tropeços, mas não podemos desistir. Para o atleta, todo o dia é uma competição”. Essas foram as palavras do nadador da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Nicholas dos Santos, durante a homenagem prestada pela direção do Complexo Educacional Santa Cecília aos seus atletas e técnicos, na manhã desta quinta-feira (12).

Nicholas falou ainda sobre seus próximos desafios. “Nadarei oito provas na seletiva para o Pan Pacific, que acontece de 18 a 21/12, em Porto Alegre, e espero bons resultados”, afirmou o nadador. Além de Nicholas, outros atletas que brilharam nas quadras e nas piscinas nacionais e internacionais, receberam placas e medalhas, externando o agradecimento da Instituição.

“A diretoria do Santa Cecília ama o esporte e essa homenagem é o mais salutar dentro dessa gratidão pelos atletas”, afirmou o técnico Márcio Latuf. Sobre as expectativas para 2014, ele mencionou os Jogos Olímpicos da Juventude. “A competição é muito importante e acontecerá na China. Somente quatro atletas brasileiros poderão se classificar. Pelos seus resultados, o Matheus Santana já está com ‘um pé’ no campeonato e vamos lutar para que o Felipe Ribeiro também consiga a classificação”, disse Latuf.

Ex-atleta olímpica e atual diretora de Marketing da Fundação Pró-Esporte (FUPES), Daniele Zangrando falou sobre a estrutura que o Santa Cecília proporciona aos seus atletas. “São excelentes profissionais, com uma estrutura fantástica e multidisciplinar. Como ex-atleta e ex-aluna da instituição sempre fui bem acolhida, principalmente no período dos Jogos Olímpicos de Atenas e Pequim, quando cursei a Faculdade de Jornalismo”, disse a judoca.

Como conselho à nova geração de atletas, Daniele acrescentou: “Aproveitem as oportunidades para fazerem o que gostam. As medalhas e os títulos ficam nas prateleiras. A Unisanta oferece a carreira profissional que pode proporcionar novas oportunidades”.

Além de Nicholas Dias dos Santos, receberam placas comemorativas os atletas de alto rendimento Victor Colonese, Matheus Santana e Felipe Ribeiro de Souza. O campeão paraolímpico Carlos Farrenberg não compareceu, pois estava participando de evento no Rio de Janeiro, como membro do Comitê Paraolímpico.

Um dos homenageados, Victor Biniano Coelho dos Santos, Prêmio Brasil Olímpico 2013, melhor atleta escolar do Brasil segundo o Comitê Olímpico Brasileiro, já tem sua vaga assegurada para o próximo sul-americano de tênis de mesa, diante de seu desempenho em 2013.

Pedro Henrique Rodrigues, homenageado com a placa comemorativa e Guilherme da Costa Teodoro, medalha de honra ao mérito, não puderam comparecer pois estão concorrendo em São Caetano do Sul a uma vaga para aquela competição internacional.

Leonardo Silva, mesatenista bicampeão paraolímpico escolar brasileiro e medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos, pretende em 2014 intensificar seus treinamentos pensando na seletiva para adultos na sua categoria, marcada para 2015. Ele treina de segunda a sábado, das 14h30 às 19 horas, e se dedica também aos estudos no 3º ano D do Colégio Santa Cecília. No futuro, quer fazer o curso de Educação Física e trabalhar, depois, como treinador.

Com muita fisioterapia desde bebê, até os cinco anos de idade, Leonardo conseguiu atenuar o problema de sua mão esquerda, adquirido devido a um tratamento errado de uma enfermeira. Não consegue sacar com a mão esquerda aberta, o que lhe exigiu uma classificação funcional e muita força de vontade.

Outros depoimentos

Victor Colonese: “Estou muito feliz, é o meu quinto ano aqui. É uma honra defender as cores dessa Universidade, sempre da melhor forma possível”, afirmou o nadador sênior Victor Colonese, que está entre os cinco melhores nos 5 km de Maratonas Aquáticas e que integrou a Seleção Brasileira nas Universíades, Rússia, em 2013. Neste ano ele ficou em terceiro lugar no Circuito Nacional de Maratonas Aquáticas (2013).

Entre seus planos para o futuro, está melhorar o desempenho no Circuito de 2014 (o Santa ficou em quinto, Colonese quer que a equipe fique, pelo menos, entre as três melhores).

Felipe Ribeiro: “Achei muito legal essa homenagem, a Unisanta sempre me apoiou nos momentos difíceis… não tenho palavras. Só tenho a agradecer por tudo que eles fazem por mim”.

Planos para o futuro: Participar do Multinations, na Europa, e tentar bater seu próprio recorde nesta competição. Felipe disse que está treinando muito para isso.

Além da alta direção do Complexo Educacional Santa Cecília, participou do evento o presidente da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), Paulo Miyashiro, que representou a Prefeitura Municipal de Santos, além de outras autoridades ligadas às diversas modalidades esportivas.

 

HOMENAGEADOS

Placas comemorativas:

Homenagem especial pelas últimas vitórias na natação Sênior:

Nicholas Araújo Dias dos Santos

Ouro e quebra de recorde dos 50m borboleta, no Troféu Sette Colli, em Roma (2013).

Ouro nos 50m borboleta no Mundial dos Desportos Aquáticos de Barcelona, quarto melhor do mundo, entre outros títulos (batendo Cielo na modalidade, em provas).  Ouro na Copa do Mundo de Natação, revezamento 4x50m, na China. Em 2013, ganhou ouro e bateu seu próprio recorde sul-americano, que era de 2009, nos 50m borboleta, em Pequim.

Bronze nos 50m borboleta em Cingapura; Medalha de  ouro nos 50m livre do Campeonato Brasileiro de Natação.

E mais: campeão mundial dos 50m borboleta (2012); 9º lugar na prova dos 4x100m livre dos Jogos Olímpicos de Londres (2012); 1º lugar na prova dos 4x100m livre nos Jogos Pan-Americanos (2011).

Victor Hugo Ribeiro Colonese

Vice-campeão sul-americano de Maratonas Aquáticas, pelo Sênior Masculino.  

Vice-campeão sul-americano de Maratonas Aquáticas – 10 km (2012) e entre os cinco melhores nos 5 km, convocado para a disputa da prova dos 10 km nas Universíades, Rússia, em 2013. Nas piscinas, o nadador dedica-se às provas de 1500m, 800m e 400m estilo livre. Participou do Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, na China (2011 e 2013). Venceu a 7ª etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas (Pará – 2013). Terceiro lugar no Circuito Nacional de Maratonas Aquáticas (2013).

Natação Paraolímpica

Carlos Alonso Farrenberg

Três medalhas de ouro, nos 50m livre, 100m livre e nos 100m borboleta, recorde no Circuito Nacional Loterias Caixa, em setembro, em Porto Alegre; quarto melhor do mundo nos 50m livre, em agosto nos 50m livre, no Mundial de Natação Paraolímpica, no Canadá. Três ouros no Campeonato Brasileiro, nos 50m livre; 100m livre e nos 100m borboleta, prova em que bateu o recorde brasileiro; duas medalhas de prata no Meeting Internacional de Berlim, Alemanha.

Placas comemorativas: Natação Júnior

Natação Júnior 1, Matheus Paulo de Santana

Em função de seus resultados em 2013, Matheus Santana, de 17 anos, acaba de ser selecionado para o time principal do Brasil que vai competir na Austrália, na primeira quinzena de janeiro de 2014. Dessa equipe sairão os possíveis convocados para os Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto do ano que vem, na China.

Neste ano, Matheus bateu mais uma vez marca de Cielo, nos 100 metros livre; registrou dois recordes brasileiros, de 50 e 100m livre, e ainda foi campeão nos 200m livre Conseguiu também o melhor índice técnico e a melhor performance nos 100m livre no Campeonato Paulista Júnior e Sênior. No Sul-Americano, foram dois  dois recordes e bicampeonato na prova dos 50m livre dos Jogos Escolares da Juventude, em novembro de 2013

 

Placa Comemorativa Juvenil

Felipe Ribeiro de Souza: Prêmio Brasil Olímpico em 2012 (12-14 anos), Felipe também superou neste ano marcas de César Cielo no campeonato, com Recorde Paulista Juvenil 1 nos 50m livre.  Recordes e melhor índice técnico individual durante o 22º Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação / Troféu Carlos Campos Sobrinho, em Santa Catarina; vitórias ( nos 50, 100 e 200m livre), Campeão sul-americano juvenil nos 100m borboleta, 50m e 200m livre e três vezes medalhista de ouro na Polônia, em 2013, pela seleção brasileira.  Conquistou medalhas de ouro em quatro campeonatos, na categoria Infantil II, em 2012: quatro medalhas no Campeonato Paulista Infantil de Inverno; quatro medalhas no Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno; três medalhas nas Olimpíadas Escolares e três medalhas no Troféu Chico Piscina.

Placas Comemorativas: tênis de mesa

Victor Bibiano Coelho dos Santos.

Prêmio Brasil Olímpico 2013, melhor atleta escolar do Brasil pelo Comitê Olímpico Brasileiro.   Campeão latino-americano e do circuito mundial de sua categoria. Conquistou recentemente o título dos Jogos Sul-Americanos Escolares, realizado em novembro, na Argentina. Três medalhas de ouro no tênis de mesa dos Jogos Escolares da Juventude / Natal 2013 (equipe, dupla e simples). O atleta, de 13 anos, vem representando o Brasil em campeonatos internacionais, como os sul-americanos e Abertos de sua categoria.

Pedro Henrique Martinho Rodrigues

Campeão sul-americano por equipes e duplas, no Paraguai, em julho; terceiro individual; campeão latino-americano por equipes na Guatemala, em outubro; campeão brasileiro em duplas e por equipes, em novembro; campeão paulista.

Placa comemorativa tênis de mesa paraolímpico.

Leonardo Silva

Bicampeão paraolímpico escolar brasileiro e Medalha de Ouro nos Jogos Pan-americanos.

Medalhas de honra ao mérito aos atletas da  natação

Medalha Júnior 1- Paula Ornelas Phillips e Jackson Júnior Cândido da Silva

Medalhas Júnior 2: Fernanda Carobino.

Medalhas no Juvenil 1 – Natação: Paulo Dias Ignácio Júnior, Cássia Almeida Brito do Nascimento

Medalhas no Juvenil 2 – Felipe Ramos da Silva.

Medalhas Natação Infantil: Giovana Gadelho e Souza, Kaio Gomes Aguiar da Silva, Beatriz dos Santos Paiva de Oliveira e Leonardo Azevedo Ruiz.

Medalhas Petiz de Natação: Letícia Ramos de Souza, Lucas Santos Ferreira de Souza e Giovanna Izabel Miranda de Souza.

Medalha  – Tênis de Mesa: Guilherme da Costa Teodoro

Medalha Honra ao Mérito de Xadrez Escolar

Rayssa Barbosa – Vice-campeã dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo. Foi campeã estadual de Xadrez Escolar na Categoria Mirim.

Medalha Honra ao Mérito Karatê

Luiza Orsini. Aos 12 anos, já é faixa marrom de Karatê. É vice-campeã paulista, da categoria de 12 e 13 anos, e campeã da Copa São Paulo. A atleta ficou em segundo lugar na categoria Infantil A, no II Torneio Milton Teixeira de Karatê. Agora se prepara para disputar o Campeonato Paulista de 2014.

 

Medalhas – Futsal
Equipes sub 13 e sub 11 – tetracampeãs invictas da Copa CNA. Tricampeãs invictas da Copa Nupec.

Campeã do Programa Futebol e Criança. Mesmo com alguns desfalques na prova de cobrança de pênaltis, a equipe ceciliana fez mais que o dobro de pontos do adversário na fase das perguntas, garantindo a vitória. O programa, da Federação Paulista de Futebol, vai ao ar na Rede Vida e é retransmitido pela Santa Cecília TV.
A Santa Cecília TV (52 UHF, 13 NET) transmite o programa Futebol e Criança aos sábados, às 16h, e reprisa aos domingos, às 17h.

O time sub 11 é composto por: Alex Nascimento Fernandes, Matheus Soares Rodrigues dos Santos, Lucas Moreira Porto de Oliveira, Carlos Daniel de Medeiros Silva, Roberto Bontempi Filho, Kenzo Susuchi Camargo Brito, Kaio Jorge Pinto Ramos, Enzo Gil Feliciano da Silva e Leandro Alves Nascimento Filho.
Fazem parte da equipe sub 13 os alunos: Arthur Moraes Castro de Souza, Igor Manata de Oliveira, Lucas Florentino Rodrigues Miranda, Felipe Jaime Arruda, Thiago José da Silva, Lucas Lourenço Andrade, Rodrygo da Silva Goes, Victor Yan Souza Santos e Nicolas de Oliveira Coelho.

Medalhas aos professores treinadores

Marcio Antonio Latuf, técnico da equipe principal

Gerson Luiz Pazian, técnico da equipe júnior

Alexandre Paes Barreto dos Santos, auxiliar da equipe principal e júnior

Maressa  D’Paula Gonçalves Rosa Nogueira: treinadora das equipes infantil e juvenil de natação

Murilo de Oliveira da Silva – auxiliar técnico das equipes infantil e juvenil de natação

Ricardo Yuzo Kojima –  treinador da equipe petiz de natação

Leila Antonio Correa –  auxiliar técnica das equipes petiz e mirim de natação

Leonil Maceió Ferreira –  auxiliar técnico da equipe petiz de natação

Claudio José Rodrigues da Paz – treinador da equipe mirim de natação

Renato Monteiro Bartholo – treinador da equipe de paraolímpicos/natação da Universidade.

Além do Psicólogo, da Nutricionista e do Massagista da equipe de natação do Santa Cecília.

Medalhas aos Técnicos de Futsal do Colégio

José Luiz Gonçalves Óca – coordenador de esportes do colégio.

Fabrício Pereira Monte

Reginaldo Matos da Silva

Nilson José Fonseca Pereira – treinador das equipes de Futsal Colégio;

Medalha de Honra ao Mérito a Paulo Bartolo, técnico de karatê

 

Medalha de Honra ao Mérito a Guilherme Simões, técnico de tênis de mesa

 

Medalha à Coordenadora de Natação da Unisanta, Rosa do Carmo José, e ao Coordenador de Esportes, Milton José Ribeiro