Alunos da Faculdade de Administração da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participarão de uma aula prática no Porto de Santos, no sábado, 20/4. A aula faz parte das disciplinas de Fundamentos de Logística e Gestão Ambiental.

Os objetivos são estudar cada terminal instalado no Porto, suas cargas, características operacionais, equipamentos e profissionais envolvidos; os modais de transporte, com foco no marítimo: tipos de navios, seus equipamentos, diferenciais operacionais; a organização portuária: infraestrutura e superestrutura; o papel da autoridade portuária e dos demais órgãos atuantes no cenário das operações; os impactos ambientais decorrentes das operações portuárias.

Os acadêmicos serão informados sobre o novo projeto para ligação entre Santos e Guarujá por túnel subaquático; conhecerão as novas instalações da Brasil Terminal Portuário; acompanharão as operações de descarga dos novos portainers da Embraport; estudarão os impactos da relação cidade x porto e os impactos ambientais dos modais de transporte no canal do estuário.

Os estudantes ficarão a bordo da escuna Gênesis por três horas. A escuna sairá às 15h30, da Ponta da Praia.