Unisanta abre inscrições para a 23.ª turma do curso de Pós-Graduação on-line/EAD em Engenharia da Confiabilidade

121

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) está com inscrições abertas para a 23ª turma do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia da Confiabilidade, oferecido na modalidade de ensino a distância (EAD), com aulas ao vivo pela Internet e inversão de sala de aula. Realize sua inscrição aqui.

Com o prazo final de inscrição até 4 de novembro de 2024, esta especialização é voltada para engenheiros, tecnólogos e outros profissionais graduados que buscam se aprimorar na melhoria da confiabilidade de equipamentos, estruturas e processos.

Para o diretor de Educação a Distância da Unisanta, Prof. Dr. Marcelo Cruz, o curso é solidificado e ratifica a qualidade da Unisanta também na modalidade EAD, utilizando a flexibilidade da modalidade, com aulas ao vivo, assíncronas e alunos em todo o país, sendo reconhecido pelo Crea

Como funciona o curso de Pós-Graduação em Engenharia da Confiabilidade?

A Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia da Confiabilidade (EAD) é ministrada ao longo de 12 meses e oferece uma formação abrangente em confiabilidade estrutural e de componentes, capacitando os participantes para atuar em áreas industriais, de manutenção e inspeção.

Com uma carga horária de 504 horas, o programa é dividido em seis módulos que cobrem desde a análise qualitativa e quantitativa da confiabilidade até a gestão de recursos humanos e administração de contratos de manutenção. Além disso, o curso conta com duas disciplinas de formação docente que habilita os egressos ao magistério de nível superior.

Coordenado pelo Prof. Mestre Willy Ank de Morais, o curso é ministrado por um corpo docente com atuação ativa no mercado em suas respectivas especialidades e com consolidada experiência acadêmica.

“Toda a estruturação do curso foi baseada no resultado de uma pesquisa entre profissionais interessados e em ajustes feitos ao longo dos seus 6 anos de existência. Na sua execução, temos a possibilidade de nossos alunos desenvolverem trabalhos de aplicação, com o apoio professores que atuam no mercado profissional, como também de colegas atuantes em outras áreas ou regiões do país”, ressalta o docente.

Como funcionam as aulas do curso de Pós-Graduação em Engenharia da Confiabilidade?

As aulas são realizadas de forma assíncrona e síncrona, sendo as primeiras disponibilizadas com antecipação (inversão de sala de aula) visando oferecer aulas ao vivo mais dinâmicas e participativas.

O processo de avaliação visa induzir os alunos a exercitarem a aplicação dos conceitos repassados e discutidos em situações cotidianas, na forma de trabalhos, alguns dos quais foram apresentados e publicados em eventos e revistas, como na Unisanta Science and Technology:

Segundo o egresso Daniel Cosme de Paula Morais, que atua como coordenador de confiabilidade e manutenção do Moinho Pacífico – Bunge, o curso teve um impacto significativo tanto na sua trajetória acadêmica quanto profissional.

“O aprofundamento nas técnicas de avaliação de ativos e nas metodologias de análise de falhas trouxe um aprimoramento direto na minha atuação. Os artigos que elaborei durante o curso, focados em problemas reais, elevaram o nível de qualidade e a abordagem das soluções que aplico diariamente na minha função”, destaca.

Sobre a didática do curso

O conteúdo abrangido pelos docentes nas 24 disciplinas técnicas do curso foi pensado para atender às demandas atuais do mercado, que exige cada vez mais precisão, segurança e eficiência na gestão de ativos e processos industriais.

Os profissionais que concluírem a especialização terão, além de um certificado emitido pela Unisanta, a possibilidade de incluir essa qualificação em suas carteiras de engenheiro, reconhecida pelo Crea-SP.

A dinâmica do curso permite aos alunos flexibilidade para conciliar os estudos, ter um melhor aproveitamento do conteúdo repassado e aumentar a aderência do curso às suas atividades profissionais.

“O mercado de trabalho atualmente necessita fortemente de Confiabilidade em todos os aspectos. A procura do profissional especializado em confiabilidade vem crescendo no decorrer dos anos segundo pesquisas de mercado de vagas de emprego realizadas pela plataforma Linkedin”, ressalta o Prof. Alexandre Jusis Blanco, que ministra as disciplinas do segundo semestre: Inspeção e Avaliação de Equipamentos Termoquímicos e Avaliação de Máquinas e Equipamentos para a Confiabilidade.