Os vencedores ganharam troféus e descontos nas mensalidades do próximo semestre.

A 1ª Mostra Integrada de Engenharia acumulou 75 trabalhos de seis cursos diferentes da área no Ginásio Poliesportivo da Unisanta na noite de segunda-feira (09/12). Com uma votação on-line acontecendo durante o evento, o público e ex-alunos puderam avaliar os melhores trabalhos.

A ideia do evento é incentivar o aprendizado dos alunos, através de projetos que foram realizados em quatro disciplinas. Todos os trabalhos foram desenvolvidos no InovFabLab – Laboratório de Inovação Tecnológica da Universidade Santa Cecília. A primeira edição da Mostra trouxe o tema Desafio, Criatividade e Prática.

Na matéria de Introdução a Engenharia Contemporânea, foram desenvolvidos 12 trabalhos, com o tema Hangar, que tinha como objetivo proporcionar a junção de diversas áreas da Engenharia.

A equipe vencedora foi a responsável por desenvolver o projeto Ponte Aérea Rio – São Paulo. Segundo Dennilson Correa, integrante da equipe, o trabalho foi desenvolvido pensando na sustentabilidade. “Todo o projeto foi desenvolvido com material reciclado. Das sobras, vieram os desenhos e os brinquedos que fizemos para a doação para crianças. Foi feito tudo isso com sustentabilidade, usando o material da Unisanta e todos os recursos que tem aqui, usando os laboratórios, como o InovFabLab”.

O projeto Ra-Tim-Bum, desenvolvido na matéria de Física do Movimento, trouxe como ganhador a equipe que desenvolveu o Unisanta Bros, que reuniu de maneira lúdica os conceitos ensinados em sala de aula.

“A gente acredita muito que a gente tem que sempre manter um pé na realidade, um pé no chão e um pé no mundo lúdico, onde você vai desenvolvendo as coisas e está sempre criando algo bom”, disse Gustavo Camargo, um dos alunos que desenvolveu o projeto.

O projeto Gold Roof foi o ganhador do segmento Telhado, desenvolvido na matéria de Representação Gráfica para Engenharia Civil. A sustentabilidade foi um grande fator neste projeto, no qual os alunos foram estimulados a criar presentes para idosos com os materiais que sobraram, depois de terem construído um telhado com mais de 4 águas.

Nahyrá Gallego, uma das integrantes da equipe vencedora, disse que o grande diferencial de seu trabalho foi a sustentabilidade e ressaltou a dificuldade do processo de desenvolvimento. “Nas telhas, a gente usou caixa de leite como sustentabilidade para o projeto. O processo foi bem difícil, porque tem várias partes complicadas, mas no final, a gente conseguiu obter um sucesso agradável”.

A matéria de Eletrônica Aplicada trouxe o projeto Arduino, pelo qual 30 trabalhos foram desenvolvidos com o objetivo de automatizar uma maquete, utilizando sensores e conceitos de eletrônica básica.

“Eu estou surpreso. A gente trabalha para conseguir sempre o melhor e a gente se dedica para isso, mas para ganhar o primeiro lugar, a gente fica surpreso, porque tinha muitos trabalhos legais, muito trabalhos bonitos”, disse Ramón Amorim, um dos alunos que desenvolveu o projeto Promec, ganhador no segmento do Arduino.

O professor Sergio Schina ressaltou a importância do InovFabLab para o desenvolvimento de projetos como esses. “Através do InovFabLab, os alunos tiveram toda a estrutura para chegar aonde eles chegaram. Eles tiveram acesso a essa tecnologia e conseguiram colocar em prática toda a imaginação e toda a técnica aprendida, todos os cursos que eles tiveram até o momento”.

A ex-aluna Eliany Marques, formada em Engenharia Eletrônica, retornou à Instituição como uma das juradas do evento. “É um festival muito bacana, que estimula o jovem a criar mais, a desenvolver mais, a trabalhar em equipe. Eles vão levando todo esse conhecimento, não só essa bagagem técnica, mas essa vivência do grupo, para a vida, isso é muito legal”.

Para a coordenadora das disciplinas Básicas de Engenharia, profa. Nilene Janini, o resultado foi brilhante. “Professores e alunos se integraram de forma espetacular e todos apreenderam juntos. A união fez a diferença no aprendizado”.

Nilene completa ainda, “o mais gratificante é perceber que realmente essa geração apreende através de projetos e, mesmo que alguns projetos não tenham funcionado 100%, é desta forma que pode acontecer também na vida profissional. Parabéns à equipe Unisanta”.

Os vencedores:

Confira os momentos da noite e alguns trabalhos expostos: