Três trabalhos de alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) estão entre os 10 melhores do 19º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC-SEMESP). O evento aconteceu entre dias 29 e 30 de novembro e reuniu cerca de dois mil trabalhos científicos de estudantes de todo o País.

Um dos destaques foi o trabalho da área de Ciências Exatas e da Terra (em andamento) intitulado Gerador e gerenciador de energia proveniente de águas pluviais. A pesquisa tem como autores os alunos de Engenharia de Computação Vinicius Campos Gregório e João Vitor Silva e Barros, orientados pela profa. Alexandra Franciscatto Penteado Sampaio. A coorientação é do engenheiro Matheus Souza Ruiz.

Um Aplicativo para auxílio na rotina das pessoas com autismo, desenvolvido pelos alunos de Engenharia de Computação, Caio Almeida dos Santos e Stefani Delmondes Makiuchi, também ficou no top 10 do Congresso. O orientador é o prof. Luís Fernando Ferrara.

Ainda foi classificado entre os 10 melhores da área de Ciências Biológicas e da Saúde (concluído): Relação entre autoavaliação da saúde e síndrome da fragilidade de idosos. A autora é a aluna de Fisioterapia, Amanda Azevedo Fumagalli, orientada pela profa. Sheila de Melo Borges.

O tema central do 19º CONIC-SEMESP deste ano foi: Direitos Humanos. A Unisanta se destaca por sua afinidade com os ideais propostos. Dos 48 trabalhos apresentados no 19º CONIC por alunos da Unisanta, muitos contemplaram os objetivos propostos pela United Nations Academic Impact (UNAI), associação internacional ligada às Nações Unidas (ONU).

A Universidade Santa Cecília integra, desde maio de 2019, o seleto grupo de 31 instituições brasileiras que participam dessa rede de compartilhamento de pesquisas, pautadas sempre em convergência com os dez princípios básicos enunciados pela ONU:  Erradicação da Pobreza, Construção de Capacidades, Educação para Todas e Todos, Cidadania Global, Acesso à Educação Superior, Direitos Humanos, Diálogo Intercultural, Paz e Resolução de Conflitos, Sustentabilidade e a Carta das Nações Unidas.

Para a  profa. dra. Brigitte Rieckmann Martins dos Santos, diretora do Centro Institucional de Pesquisa da Unisanta, “ter três trabalhos selecionados entre os melhores reafirma o compromisso que a Unisanta mantém em desenvolver pesquisa, iniciação científica e inovação tecnológica com qualidade, competência e seriedade. Por outro lado, demonstra o quanto um professor dedicado e comprometido com a sua atuação profissional pode mudar o futuro de nosso bem maior – o estudante”.