IPC – NESE/Unisanta apura inflação de 1,15%

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) para a cidade de Santos, no mês de janeiro, apresentou inflação de 1,15%, índice muito elevado, que reflete principalmente o efeito dos aumentos sazonais, bem como, os aumentos decorrentes da dinâmica da economia nacional. A informação é do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da Universidade Santa Cecília (Nese/Unisanta).

As mensalidades escolares com acréscimo de 9,2%, seguido do IPTU 12% e álcool combustível (metanol) foram individualmente os itens que mais influenciaram no índice de inflação no mês. Vale destacar que tanto as mensalidades quanto o IPTU não terão mais influencia na inflação futura uma vez que tiveram reajuste anual.

Em termos de grupos a educação foi o maior impactante na composição do índice, seguido da habitação e as despesas pessoais.

A alimentação neste mês contribuiu para a redução da inflação, pois apresentou deflação o que pode ser justificado pelas fortes elevações durante 2012 e 2013, ou seja, os preços dos alimentos estão elevados.

A perspectiva para fevereiro é de mais inflação, devido ao reajuste do salário mínimo e seus reflexos na economia como um todo.

De forma específica, é feita a seguir análise detalhada por grupo, das principais variações apuradas:

–          Grupo Habitação: Foi apurada inflação de 1,01% decorrente de aumentos como IPTU 12% e artigos de cama mesa e banho 7,23% e artigos de informática e telefonia 1,26%.

–          Grupo Alimentação: Apresentou pequena deflação de -0,35% tendo influenciado esta redução os preços de carnes suínas com redução de -3,99%, aves -6,42%, leite -7,93%, e frutas -2,91%. Deve ser considerado o fato dos preços terem subido por conta das festas natalinas.

–          Grupo Transportes: Constatou-se inflação de 0,45% no grupo, tendo por motivação o s aumentos do álcool combustível 9,14%, licenciamento de veículo em 2,87% e estacionamento 6,9%.

–          Grupo Despesas Pessoais: Houve inflação de 1,33% destacando-se aumentos de fumo e bebidas com aumento médio de 0,84%, as viagens tiveram aumento médio de 8,1%.

–           Grupo Saúde: Foi apurada inflação de 0,44%, por influencia dos reajustes em consultas médicas 4%, psiquiatra 13%, lentes 4,2%.

–          Grupo Vestuário: Apresentou deflação de -0,96% contribuindo favoravelmente com a inflação do mês. O motivo é a redução de preço das roupas femininas em -2,89% provavelmente pelas liquidações da época. Os calçados femininos também apresentaram redução de -1,5%.

–          Grupo Educação: Foi o grande vilão da inflação do mês com reajuste médio de 8,92% com reajustes em todos os itens, mensalidades escolares 9,24%, material escolar 4,61% e livros didáticos 6,1%.

Quadro I – Demonstrativo da apuração mensal e acumulada

Apuração entre os dias 10 a 25 de janeiro de 2014

Ponderação

Variação

Habitação           28,3586                1,01

Alimentação      15,4060                -0,35

Transportes       18,8727

Despesas Pessoais         15,3998                1,33

Saúde   9,8694   0,44

Vestuário            4,7421   -0,96

Educação            7,3514

Índice geral mês              100         1,15

Índice acumulado no ano                           1,15

Índice acumulado 12 meses                      5,48

O IPC – NESE/Unisanta tem por referência o consumo familiar para famílias com renda até 40 salários mínimos.

Responsável técnico: Economista Prof. Jorge Manuel de Souza Ferreira