O jornal A Tribuna de sexta-feira (10/5) publicou a nova pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (Nese) da Universidade Santa Cecília (Unisanta). De acordo com a pesquisa, o indice de desemprego em março era de 11% da População Economicamente Ativa (PEA), já em setembro do ano passado, o percentual era de 11,4%.

Segundo o economista do Nesse, Jorge Manuel de Souza Ferreira, e diferença entre setembro e março evidencia uma “pequena melhora de empregabilidade”. No entanto segundo ele, o mais importante é a queda sucessiva desde 2011.

Entretanto, há pequenas barreiras que retardam essa queda. Para Ferreira, a alta do PIB, se comparado ao crescimento lento da população economicamente ativa, torna-se um fator negativo, pois a população tem um crescimento acelerado. Outra barreira é o aumento da inflação, segundo ele.

Apesar da queda significativa, o perfil do desempregado continua sendo mulheres e jovens. Para o economista, a razão é a falta de empregos compatíveis com o nível de escolaridade dos jovens.