O jornal A Tribuna de sexta-feira (15/02) publicou uma matéria informando sobre o aumento dos preços das mensalidades escolares de outros itens, conforme pesquisa do Índice de Preços ao Consumidor feito pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da Universidade Santa Cecília (Nese).

Segundo o Nese, o preço das mensalidades escolares aumentou 14,29% no mês passado em Santos. Já os livros didáticos tiveram alta de 12%. Alguns alimentos tiveram alta, como a batata (39%), enquanto a habitação ficou 0,64% mais cara e o IPTU subiu 6,3%. Esses resultados puxaram Índice de Preços ao Consumidor (IPC) santista em 1,6%, considerado “muito elevado” pelo Núcleo de Estudos Socioeconômicos (Nesse) da Unisanta, responsável pela pesquisa.

Para o coordenador do Nese, Jorge Manuel de Souza Ferreira, “Há uma pressão inflacionária notória, mas (mensalidades e livros didáticos) são sazonais. Mesmo assim o governo tem dificuldades em controlar a inflação”, afirma Jorge.