Evento tem foco em práticas antirracistas e decoloniais
A Universidade Santa Cecília (Unisanta), por meio de sua modalidade de Educação a Distância (EaD), estará presente no III Fórum de Bibliotecas Escolares – Bibliotecários(as) Antirracistas Constroem Bibliotecas Escolares Decoloniais, promovido pelo Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8).
No dia 4 de setembro, às 19h, docentes dos cursos de Biblioteconomia e Letras da instituição integrarão um painel com dois importantes temas: “Descolonização e Desclassificação do Conhecimento na Construção de Bibliotecas Escolares Antirracistas” e “Biblioteca como Espaço de Disputa Discursiva e Produção de Sentidos”.
A Unisanta será representada pelos docentes Dra. Daniela Marino, Me. Adilson do Nascimento Gomes e Me. Daianny Seoni de Oliveira. No dia dedicado exclusivamente à universidade dentro da programação do fórum, os convidados irão debater práticas tradicionais de curadoria e organização de acervos, com foco na valorização de saberes historicamente marginalizados. O objetivo é transformar as bibliotecas escolares em espaços de resistência e reexistência, capazes de enfrentar o racismo estrutural.
Além disso, os participantes abordarão a análise do discurso para discutir as vozes legitimadas ou silenciadas na construção de acervos e nas práticas de leitura. A proposta é enxergar a biblioteca para além de um repositório de livros, compreendendo-a como um espaço de construção de significados sobre identidade, cultura, cidadania e história, valorizando perspectivas historicamente excluídas.
O evento, que teve início no dia 25 de agosto, é composto por sete encontros (presenciais e virtuais) e será transmitido gratuitamente pelo canal @crb8sp no YouTube.
Sobre o evento
O III Fórum de Bibliotecas Escolares é organizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), em parceria com a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e outras instituições de ensino superior do estado de São Paulo, como a Universidade de São Paulo – campus de Ribeirão Preto – (USP/RP), o Centro Universitário Assunção e a Universidade São Francisco (USF). O evento também conta com o apoio do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB).
Voltado para bibliotecários (as), estudantes de Biblioteconomia e Educação, além de demais interessados no fortalecimento das bibliotecas escolares, o fórum representa uma oportunidade para promover reflexões críticas sobre o papel das instituições de ensino superior na construção de bibliotecas escolares comprometidas com uma educação mais justa, plural, equitativa e alinhada a uma perspectiva decolonial.

Palestrantes:
Daniela Marino – Doutora em Cultura e Informação e mestre em Comunicação, atua como professora em diversos cursos de graduação na Unisanta. Integra grupos de pesquisa voltados à cultura pop, questões de gênero e temas relacionados. Ganhadora de dois troféus HQMIX pela organização do livro Mulheres e Quadrinhos, dedica-se a investigar os estudos de gênero com o objetivo de tornar os espaços da cultura pop mais inclusivos para grupos historicamente marginalizados.
Adilson do Nascimento Gomes – Docente da Unisanta, onde leciona as disciplinas Análise do Discurso e Língua Espanhola no curso de Letras. É doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e mestre em Linguística. Suas pesquisas concentram-se em Análise do Discurso e no ensino de Língua Espanhola, com ênfase na constituição dos sujeitos.
Daianny Seoni de Oliveira – Doutoranda em Ciências e mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Atua como bibliotecária e é professora do curso de graduação em Biblioteconomia (EAD) da Unisanta.
Serviço
Evento: III Fórum de Bibliotecas Escolares – Bibliotecários(as) Antirracistas Constroem Bibliotecas Escolares Decoloniais
“Dia da Unisanta”: 04 de setembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 19h
Transmissão: Canal do CRB-8 no YouTube
Evento gratuito
Mais informações podem ser obtidas por meio deste link.