Curso superior de Comércio Exterior – EAD obtém nota máxima em avaliação do MEC

164

O curso superior de Comércio Exterior EAD da Universidade Santa Cecília – Unisanta obteve a nota 5 (escala 1 a 5) do Ministério da Educação (MEC) na renovação de seu reconhecimento. Com elogios à gestão do curso, processos de avaliação interna e externa, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a comissão avaliadora do MEC realizou a visita virtual com professores e profissionais envolvidos na infraestrutura que torna o curso especial para os alunos.

“Esse relatório de reconhecimento de curso reflete o trabalho de equipe, o comprometimento e a qualidade dos serviços educacionais da Unisanta. Parabéns, especialmente, aos dedicados Prof. Marcelo Cruz, Prof. Nilton Marcondes, professores, tutores, funcionários e alunos do curso”, pontuou a reitora da Universidade, Sílvia Teixeira Penteado.

O corpo docente possui ampla experiência no exercício da docência na educação a distância, média superior a 10 anos de experiência, o que permite que a Universidade consiga identificar as dificuldades dos discentes, expor conteúdo dos componentes curriculares e elaborar atividades específicas para a promoção de aprendizagem.

Outros pontos elogiados pela comissão:

“Os procedimentos de acompanhamento avaliativo do processo de ensino e aprendizagem procuram garantir o desenvolvimento e a formação do perfil do egresso, em comum acordo, com o que se encontra descrito no PPC do curso de Comércio Exterior. Promovendo autonomia dos alunos de forma contínua e processual, na garantia da sua natureza formativa. Sendo evidenciadas pelos processos avaliativos a melhoria da aprendizagem contínua”.

“O número de vagas atualmente se encontra em 750 vagas, distribuídas nos mais diferentes polos. Contudo, o curso hoje possui 350 alunos matriculados. O corpo docente e tutorial bem como a equipe multidisciplinar são suficientes para atender atual demanda desse curso e dos demais na modalidade em EAD. Contudo, caso a IES tivesse as 750 vagas ocupadas, necessitaria de mais profissionais para garantir o atendimento e devolutiva dos alunos. A infraestrutura física e tecnológica atual atende bem a demanda do curso de comércio exterior”.

“A reunião com os docentes e os documentos apresentados destacaram a competência do corpo docente, que possui experiência profissional na área de Comércio Exterior, permitindo a utilização de exemplos práticos relevantes. A Unisanta promove incentivos para a contínua qualificação pedagógica e profissional dos professores, alguns dos quais estão realizando doutorados e mantêm atividades profissionais. Diante disso, o corpo docente conduz a análise, produção e acompanhamento do ensino-aprendizagem por meio dos conteúdos curriculares, priorizando o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos em contextos profissionais e acadêmicos”.