Cineclube Lanterna Mágica foca no despertar da consciência, em novo ciclo de cinema na Unisanta

373

Em setembro, prepare-se para participar de uma nova viagem cinematográfica. O Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta, em parceria com o Sistema Integrado de Bibliotecas da Unisanta e a produtora Ricci Filmes, realiza o ciclo de cinema “O Despertar de Tudo”, de 20 de setembro a 7 de dezembro, sempre às 19h, com entrada gratuita, na Sala Maurice Legeard de Cinema, bloco E, 5.° andar, na Unisanta. A seleção dos filmes tem como foco a expansão da consciência e a comunicação não violenta, uma grande oportunidade para o espectador degustar filmes com todos os seus sentidos e poder debater os sabores de histórias deliciosas, cheias de afetos e descobertas sobre o prazer de viver o cotidiano, neste mundo de tantas violências e também de tantas possibilidades de amar. Ao contrário de oferecer respostas prontas, o Cineclube busca abrir novos caminhos cinematográficos para que o espectador possa viajar e degustar livremente o que há de mais saboroso e misterioso na sétima arte.

Por estar dentro de uma biblioteca, o Lanterna Mágica sempre busca em seus livros a inspiração para criar novos portais aos seus espectadores. O livro “O Despertar de Tudo” é uma obra-prima escrita por David Graeber e pelo arqueólogo David Wengrow, que foi uma das inspirações para o início da seleção dos filmes. “Decidimos manter o mesmo título, já que soava perfeito para dar forma ao ciclo e aos estudos sobre o cinema expandido e o despertar da consciência. Outro livro base de nossos estudos para fazer a curadoria foi “O Oráculo da Noite – A História e a Ciência do Sonho”, de Sidarta Ribeiro, que também vai temperar nossos cinedebates”, relata Eduardo Ricci, jornalista, cineasta e coordenador do Cineclube. O livro “Despertar de Tudo” retrata o quanto podemos revisitar o passado e entender como a humanidade aprendeu muito mais com os povos originários e escravizados, indo além do momento da criação da agricultura, na evolução humana. Já “O Oráculo da Noite” traz muitas questões sobre os enigmas do sonho, que, no ciclo, dialogarão com as histórias dos filmes em cartaz. “A proposta é colocar em debate os conceitos que estão nestes livros analisados e integrar com a narrativa cinematográfica dos filmes que exibiremos. Temos a expectativa de que cada debate, após as exibições, será uma oportunidade de grandes trocas sobre o agora que vivemos e o passado que nos atravessa”, conclui Ricci.

A programação começa com a Sessão Especial – O Exorcista – 50 Anos

A luta entre o desejo, o medo e a fé marca a noite de estreia em 20 de setembro, com a sessão especial dos 50 anos de um dos filmes de terror mais icônicos e memoráveis de todos os tempos, “O Exorcista” (1973), de Willian Friedkin. Prepare-se para uma sessão de emoções intensas, enquanto nos reunimos para reviver os momentos de suspense e horror que fizeram deste filme um clássico. “O Exorcista” cativou audiências ao redor do mundo com sua narrativa envolvente e efeitos visuais revolucionários. A história de possessão demoníaca e a luta desesperada de um padre para salvar uma alma atormentada continuam a ressoar nas mentes e nos corações do público, e esta sessão especial de estreia é a maneira perfeita de homenagear a influência duradoura deste filme notável. O diretor do filme faleceu recentemente, em 7 de agosto, aos 87 anos, e seu último filme estreou dia 30 de agosto, no Festival de Veneza. Fez muito sucesso nas décadas de 70 e 80, principalmente com “O Exorcista” e “Operação França”, de 1971, quando ganhou o Oscar de melhor filme e melhor direção.

A seleção de filmes está bem variada sobre as nossas possíveis formas de despertar, é um grande cardápio para o espectador degustar. Anote e participe: 21/09 – “Vida Invisível” (Brasil,2019), 27/09 – “O Labirinto do Fauno” (EUA, 2006), 04/10 – “A Baleia” (EUA, 2022), 11/10 – “Close” (Bélgica, França e Holanda, 2022), 18/10 – “Marighela” (Brasil,2019), 25/10 – “Fungos Fantásticos” (EUA, 2019), 01/11 – “A Crônica Francesa” (EUA, 2021), 08/11 – “Ela” (EUA, 2013), 22/11 – “O Homem Ideal” (ALE, 2021), 29/11 – “A Montanha Sagrada” – 50 Anos (México, 1973), 06/12 – “A Voz Humana” e “Estranha Forma de Vida” e, para encerrar a programação de forma lúdica e com muito afeto, será exibido, em 07/12 – “Amarcord” – 50 Anos (Itália, 1973), o grande filme de Federico Fellini.

Ver filmes por todos os sentidos

O grande atrativo do espectador em ver filmes no Cineclube Lanterna Mágica é poder expandir sua experiência, conhecendo melhor a linguagem e a estética cinematográfica, com dinâmicas, análises e debates após as exibições. Neste ciclo de cinema, o espectador tem à sua disposição uma seleção de filmes, pensada para ampliar o debate sobre “O Despertar de Tudo”, num convite à reflexão sobre a expansão da consciência, sempre com a moderação do jornalista e cineasta Eduardo Ricci. Para despertar e aguçar ainda mais o saber dos amantes de cinema, haverá dicas gastronômicas relacionadas aos filmes exibidos em cada noite, tornando a experiência ainda mais expandida. Toda a programação parte dos estudos e práticas do LabCine – Unisanta que realiza ações culturais e traz oportunidades aos alunos e visitantes para refletirem sobre como o cinema inspira o nosso despertar.

Como participar?

Basta chegar no horário da sessão e garantir seu lugar gratuitamente para degustar o filme. O espectador que participar de 75% das sessões do Ciclo receberá uma declaração de participação, valendo como um curso livre sobre narrativa cinematográfica. Saiba mais em nosso site www.unisanta.br/cineclube e em nossas redes sociais: @cineclubelanternamágica.

PROGRAMAÇÃO GERAL 

Data: de 20/09 a 07/12

Dia: Quarta-feira (exceto “Vida Invisível” e “Amarcord”, que serão exibidos numa quinta-feira)

Horário: 19h >>> Local: Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta

Faixa etária: 16 anos >>> Entrada Franca

SETEMBRO

20/09 – “O Exorcista” – 50 Anos (EUA, 1973)

21/09 – “Vida Invisível” (Brasil,2019)

27/09 – “O Labirinto do Fauno” (EUA, 2006)

OUTUBRO

04/10 – “A Baleia” (EUA, 2022)

11/10 – “Close” (Bélgica, França e Holanda, 2022)

18/10 – “Marighela” (Brasil,2019)

25/10 – “Fungos Fantásticos” (EUA,2019)

NOVEMBRO

01/11 – “A Crônica Francesa” (EUA, 2021)

08/11 – “Ela” (EUA, 2013)

22/11 – “O Homem Ideal” (Alemanha, 2021)

29/11 – “A Montanha Sagrada” (México, 1973)

DEZEMBRO

06/12 – “A Voz Humana” (Espanha, 2020) e “Estranha Forma de Vida” (Espanha, 2023)

07/12 – “Amarcord” (Itália, 1973)

>> CARDÁPIO DE FILMES E SINPSES >>

SETEMBRO

20/09 – O Exorcista (EUA, 1973)

Sinopse: Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência de que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também um psiquiatra, e este chega à conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita, então, a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

21/09 – Vida Invisível (Brasil,2019)

Sinopse: Rio de Janeiro, década de 1940. Eurídice (Carol Duarte) é uma jovem talentosa, mas bastante introvertida. Guida (Julia Stockler) é sua irmã mais velha, mas o oposto de seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor com Antenor (Gregório Duvivier).

27/09 – O Labirinto do Fauno (EUA, 2006)

Sinopse: O Labirinto do Fauno se passa na Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofélia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofélia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.

OUTUBRO

04/10 – A Baleia (EUA, 2022)

Sinopse: Um professor de inglês recluso, que vive com obesidade severa, tenta se reconectar com sua distante filha adolescente para uma última chance de redenção.

11/10 – Close (Bélgica, França e Holanda, 2022)

Sinopse: Dois garotos de treze anos sempre foram incrivelmente próximos, mas se separam depois que a intimidade de seu relacionamento é questionada por colegas de escola. Um retrato emocionalmente transformador e inesquecível da intersecção entre amizade e amor, identidade e independência, desgosto e cura.

18/10 – Marighela (Brasil,2019)

Sinopse: Neste filme biográfico, acompanhamos a história de Carlos Marighella, em 1969, um homem que não teve tempo para ter medo. De um lado, uma violenta ditadura militar; do outro, uma esquerda intimidada. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolheu a ação. Marighella era político, escritor e guerrilheiro contra a ditadura militar brasileira.

25/10 – Fungos Fantásticos (EUA,2019)

Sinopse: O documentário é uma jornada reveladora de lapso de tempo sobre o mundo mágico, misterioso e medicinal dos fungos e seu poder de curar, sustentar e contribuir para a regeneração da vida na Terra que começou há 3,5 bilhões de anos. Para elucidar a importância do Reino Fungi, as imagens são fornecidas através dos olhos de micologistas.

NOVEMBRO

01/11 – A Crônica Francesa (EUA, 2021)

Sinopse: Crônica francesa é uma obra de Wes Anderson que se passa em uma cidadezinha francesa no pós-guerra. Desde o editor de uma revista literária até um casal de recém-casados. Com o estilo visual distinto de Anderson, o filme explora relacionamentos, arte e a busca por significado em meio à nostalgia e à excentricidade.

08/11 – Ela (EUA, 2013)

Sinopse: Em Ela, Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.

22/11 – O Homem Ideal (ALE, 2021)

Sinopse: A fim de obter fundos para sua pesquisa, uma cientista concorda em participar de um estudo inusitado: por três semanas, ela viverá com um robô humanoide programado para se adequar à sua personalidade e necessidades.

29/11 – A Montanha Sagrada (México, 1973)

Sinopse: Ladrão (Horacio Salinas), figura similar a Jesus, perambula por estranhos cenários repletos de símbolos religiosos e pagãos. Um guia espiritual (Alejandro Jodorowsky) (o) apresenta a sete pessoas, cada uma representante de um planeta do sistema solar. O grupo segue para a Montanha Sagrada. A ideia é ocupar o lugar dos deuses imortais que lá vivem e dominam o mundo.

DEZEMBRO

06/12 – A Voz Humana (Espanha,2020)

Sinopse: Em A Voz Humana, uma mulher (Tilda Swinton) vê o tempo passar ao lado das malas de seu ex-namorado (que deveria vir buscá-las, mas nunca chega) e um cão inquieto, que não entende que seu dono o abandonou. Dois seres vivos enfrentando o abandono da mesma pessoa.

06/12 – Estranha Forma de Vida (Espanha e França, 2023)

Sinopse: Depois de 25 anos separados, o rancheiro Silva cavalga pelo deserto para visitar seu velho amigo Jake, o xerife de Bitter Creek. O que vem a seguir é uma tarde de intimidade compartilhada, reconciliação e lembranças. No entanto, no dia seguinte, a revelação da conexão dos dois homens com um crime local sugere que há mais no encontro deles do que apenas uma viagem pela estrada da memória.

07/12 – Amarcord (Itália, 1973)

Sinopse: Através dos olhos de Titta (Bruno Zanin), um garoto impressionável, o diretor dá uma olhada na vida familiar, religião, educação e política dos anos 30, quando o fascismo era a ordem dominante. Entre os personagens estão o pai e a mãe de Titta, que estão constantemente batalhando para viver, além de um padre que escuta confissões só para dar asas à sua imaginação anticonvencional.

INFOS | CONTATOS: SITE: www.unisanta.br/cineclube

WhatsApp: (13) 98230-4599

E-MAIL: cinelanternamagica@gmail.com

INSTAGRAM: @cineclubelanternamagica

FACEBOOK: – www.facebook.com/cineclube.lanternamagica/

YOUTUBE: Cineclube Lanterna Mágica