Alunos de Biologia EAD participam de mutirão para retirar microlixo e conscientizar população

48

O curso de Ciências Biológicas EAD da Universidade Santa Cecília – Unisanta e a ONG Ecomov realizam mutirão de limpeza no próximo domingo, dia 2/6, na Ponta da Praia. O objetivo da mobilização é conscientizar a população sobre o impacto do lixo na orla e levantar dados sobre a presença de microlixo. Os interessados em participar devem se reunir no Aquário, às 8h30. A atividade começará às 9h e se estenderá até as 12h.

O mutirão integra as atividades do estágio voluntário dos estudantes da Unisanta na Ecomov. Os universitários estão realizando trabalho de campo para a formação de um artigo científico junto ao Ministério Público de São Paulo, através do núcleo da Baixada Santista do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), com o propósito de ajudar na criação de políticas públicas para o descarte adequado de materiais. Para isso, serão coletados e identificados diversos resíduos, a fim de gerar um catálogo para análise e estudo de sua origem.

O fundador da Ecomov, Rodrigo Azambuja, explica que a promoção do conteúdo técnico-científico e a formação de dados são os primeiros passos para reduzir o impacto ambiental causado pelo microlixo. “Junto aos órgãos competentes, podemos contribuir na elaboração de uma legislação mais eficaz, visando criar uma economia circular onde o comerciante possa futuramente trocar os materiais descartados por bonificações que venham a ajudar no seu lucro. Assim, diminuímos o volume de microlixo nas praias, formando um novo conceito e equilíbrio ecológico”.

A coordenadora do curso de Ciências Biológicas EAD da Unisanta, Carolina Lincoln, destaca o papel das atividades práticas do estágio na formação acadêmica dos universitários. “Dessas experiências, os alunos compreendem as ONGs como mais um local em que o biólogo licenciado pode atuar, além de aprender como orientar a população no que diz respeito ao tema”.

A atividade tem apoio da Bequisa e do Movimento ODS Santos 2030, iniciativa criada pela Associação Comercial de Santos (ACS) e Prefeitura de Santos.

Fonte: https://www.santos.sp.gov.br/