O Poder Executivo da Baixada Santista conta com mais um secretário municipal que integra o corpo docente da Universidade Santa Cecília (Unisanta). O professor Luciano Pereira de Souza, da Faculdade de Direito, é o mais novo secretário de Meio Ambiente de Santos. Ele ocupava, desde 2010, o cargo de Assessor Técnico da mesma Secretaria.

Souza é bacharel em Ciências Biológicas e mestre em Direito. Leciona há 13 anos na Unisanta. É co-autor do livro “Lições de Direito Ambiental”, lançado em 2002. Sua atuação no meio político não é recente. No período de 2001 a 2010, foi assessor parlamentar da Câmara Municipal de Santos.

Sobre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Proteger o meio ambiente urbano e natural é o principal objetivo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que elabora e realiza políticas públicas para o setor. Atua na fiscalização ambiental, participa de audiências públicas e reuniões de articulação entre setores da sociedade civil, órgãos ambientais e população, e recebe denúncias sobre infrações. Supervisiona o licenciamento ambiental e a execução de projetos nos quais é necessária a proteção dos recursos naturais.

Pratas da Casa – Atualmente, a região conta com duas prefeitas graduadas na Unisanta. Márcia Rosa de Mendonça Silva, bacharel em Matemática e Ciências e em Química, comanda o Executivo em Cubatão, sendo a primeira prefeita daquele município. Maria Antonieta de Brito, também bacharel em Química, é prefeita em Guarujá.

O professor  Elio Lopes dos Santos, coordenador do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, da Unisanta, atua também no Executivo de Guarujá, como secretário de Meio Ambiente.