No próximo dia 24 de abril, o Rotary Club Santos Boqueirão ministrará palestra aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Santa Cecília, como parte do Projeto HPV, desenvolvido a partir da parceria entre as instituições. O encontro acontecerá em dois períodos: das 9h às 10h e das 13h às 14h, no Anfiteatro do Bloco D. A equipe do Rotary é comandada pela Dra. Gisele Cid Perez.

Histórico – Desde 2007, a Unisanta realiza discussões sobre os riscos de contaminação do Papiloma Vírus Humano – HPV e da prevenção do câncer bucal. Foi nesse período que, preocupados em difundir estes dados, o Colégio Santa Cecília, o Curso de Odontologia da Unisanta e o Rotary Club Santos Boqueirão lançaram o Projeto Educacional para Prevenção do Câncer de Boca por HPV. O lançamento oficial aconteceu em 3 de dezembro de 2007, na Unisanta.

No final de 2008, o aluno do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio, Fábio Fernandes Gomes, foi eleito deputado mirim da 9ª edição do Parlamento Jovem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, graças à apresentação de um projeto de lei sobre o assunto.

Estudantes de outras escolas já participaram de palestra sobre o assunto a convite do Colégio Santa Cecília e do Rotary. A iniciativa tem como objetivo difundir dados sobre a doença entre os adolescentes. Uma das formas de contaminação do HPV, que pode causar o câncer, é através do sexo oral e até mesmo do beijo na boca. A grande preocupação dos especialistas é que está cada vez maior o índice de jovens que desenvolvem a doença precocemente.