Morre Dr. Norberto Moreira da Silva, diretor da Faculdade de Direito da Unisanta

632

É com imenso pesar que o Complexo Educacional Santa Cecília comunica o falecimento, ocorrido nesta terça-feira (5/7), do querido Dr. Norberto Moreira da Silva, diretor da Faculdade de Direito da Unisanta. Referência na área jurídica, Norberto fundou a Faculdade de Direito da Universidade Santa Cecília em 1996.

Unanimidade entre alunos e professores, Norberto dedicou 66 anos de sua vida à prática do Direito. Foi Conselheiro Federal da OAB em 2007, Conselheiro Estadual da OAB/SP (1995 – 1997) e ainda presidente da OAB/Santos em quatro gestões (2001/2003), (1998/2000), (1993/1994) e (1991/1992), representando, em todas as oportunidades, os interesses coletivos ou individuais dos advogados e velando pela dignidade, independência, prerrogativas e valorização da advocacia.

Em 2017, foi homenageado pela OAB em comemoração aos 84 anos da entidade. Casado com a advogada Thereza Boccalini, deixou dois filhos, Norberto e Roberta, três netos, Patrick, Giovana e Julia e dois bisnetos, Alice e Davi.

Como diretor da Faculdade de Direito, participou ativamente da implantação do posto avançado do Juizado Especial Cível – primeiro do país – no Terminal Marítimo de Passageiros (Concais), do Juizado Especial Cível, do Escritório de Assistência Judiciária, que atende a população carente na área de Direito da Família, do Procon/Unisanta, além de sua marcante presença em congressos nacionalmente consagrados, como o Congresso de Direito Ambiental.

Em 1999, foi eleito vice-presidente do Santos Futebol Clube, na gestão do então presidente Marcelo Teixeira (2000–2009), mas exerceu vários cargos no clube, como Diretor Jurídico e Diretor de Futebol, nas gestões de Milton Teixeira e Antônio Aguiar. Sua carreira no esporte começou no campo, como jogador time de base do Santos Futebol Clube e como meio-campista da Portuguesa Santista.

Excelente amigo, educador e colega de trabalho, Dr. Norberto deixará muitas saudades. A Unisanta manifesta suas mais sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos do Dr. Norberto e decreta luto oficial de três dias. As atividades na Universidade, no entanto, continuam a ocorrer normalmente neste período. O cortejo (06/07) sairá da Sociedade Portuguesa de Beneficência às 14h e o sepultamento será às 14h30, no Cemitério do Saboó. Não haverá velório!

“Descanse em paz, querido Dr. Norberto, fundador e diretor da Casa Azul, exemplo, referência, verdadeira alma e autêntico reflexo de nosso conceituado curso de Direito, estará perpetuado o seu enorme legado à educação, à advocacia e ao esporte do nosso País!”
Marcelo Teixeira – Presidente do Conselho de Administração da Unisanta

“Querido amigo Norberto Moreira da Silva partiu para outras grandes missões. E continuará sempre lembrado. Fundador da conceituada Faculdade de Direito da UNISANTA, esteve sempre abraçado com nossa família e o Complexo Santa Cecília com as grandes causas. No Direito, no Esporte, ele foi grande, mas foi principalmente na vida. Norberto, o conciliador! Nossa grande homenagem, querido amigo! Minha solidariedade à família e a toda imensa legião de amigos”.
Lúcia Teixeira – Presidente da Unisanta

Norberto Moreira da Silva, diretor do curso na cerimônia de Colação de Grau dos alunos do curso de direito da Universidade Santa Cecilia- UNISANTA de Santos. Data: 09/03/2016 – Foto: José Luis da Conceição/OABSP