Apresentado inicialmente pelo então deputado federal Jair Bolsonaro, e retomado pelo deputado José Medeiros, o projeto de lei que passa pelo Congresso visa extinguir o exame da Ordem dos Advogados do Brasil, alegando que o exercício livre profissional é garantido pela Constituição.

Colaborou, Julia Moura, estágio acadêmico

O coordenador do curso de Direito e do Mestrado em Direito da Saúde da Universidade Santa Cecília, dr. Fernando Reverendo Vidal Akaoui, foi entrevistado pelo jornal A Tribuna, sobre ideia do então deputado Jair Bolsonaro (em 2007) e do deputado José Medeiros, em pôr fim ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para os diplomados nos cursos de Direito. A matéria foi publicada na edição de domingo (11/8) no caderno Cidades, página A-6.

Segundo o texto, o dr. Akaoui considera “catastrófica” a extinção do exame, dizendo que nos últimos 20 anos houve “uma nefasta permissividade de abertura de cursos de Direito, com massificação do ensino jurídico sem a correspondente qualidade. ”

O jornal A Tribuna ainda trouxe citações de Rodrigo Julião, presidente da OAB-Santos, e Eduardo Kliman, presidente da OAB-São Vicente.