A nadadora foi uma das responsáveis pelas 171 medalhas do Brasil nos Jogos Pan-Americanos, em Lima, no Peru. Esta foi a melhor campanha do País na competição.

Júlia Moura, estágio acadêmico

A atleta da Universidade Santa Cecília, Ana Marcela Cunha, teve seu nome mencionado em matérias do jornal Folha de São Paulo e do site Globo Esporte, ressaltando seu bom desempenho nos Jogos Pan-Americanos. Ambas as matérias foram publicadas nesta segunda (12/8).

“Alguns dos atletas do país entre os melhores do mundo tiveram pouca concorrência, como a nadadora Ana Marcela Cunha, o canoísta Isaquias Queiroz e as velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze, todos medalhistas de ouro em suas principais provas. ”, escreveu o jornal Folha de São Paulo.

O site Globo Esporte colocou a medalha de Ana Marcela como uma das 14 conquistas brasileiras mais importantes nos Jogos Pan-Americanos. “A prova pode não ter sido das mais desafiadoras para a campeã mundial dos 5km e dos 25km, mas aumentou as suas conquistas com uma medalha que ela ainda não tinha. Já garantida nas Olimpíadas de 2020 por ter ficado entre as dez primeiras da prova no Mundial de Gwangju, no mês passado, a maratonista vai chegar a Tóquio como uma das favoritas, e os Jogos Pan-Americanos foram mais uma etapa bem-sucedida nesta preparação. ”

Ana Marcela conquistou uma das únicas medalhas que ainda não tinha em sua coleção: a da Maratona Aquática de 10km nos Jogos Pan-Americanos. Sua medalha de ouro foi uma das 171 medalhas brasileiras, que colocaram o Brasil em segundo lugar na competição e a melhor campanha brasileira na história.