A Iniciação Científica Política Nacional de Prática Integrativas e Complementares (PNPIC) como instrumento de efetividade do atendimento integral à saúde: uma abordagem jurídica, realizada por Felipe Marcelo Miranda da Silva, aluno de Direito da Universidade Santa Cecília, tem rendido frutos. Além de obter o Prêmio Milton Teixeira no 12º COBRIC, o aluno e seu orientador, o professor Danilo de Oliveira, participaram do programa Jovens Pensadores e publicaram o artigo no livro Coleção Direito da Saúde, Temas Avançados de Direito da Saúde: hard cases.

Danilo contou que o projeto se iniciou quando Felipe, hoje no quarto ano do curso, estava no segundo e o procurou para perguntar sobre o orçamento público destinado à PNPIC. Em meio a muitos dados levantados, Felipe se tornou destaque pelo esforço de pesquisa, indo atrás até de matérias internacionais. Todo o esforço foi recompensado e Felipe conseguiu a bolsa CNPq/ Unisanta.

No livro, Felipe fez uma síntese de sua Iniciação Científica, que foi o mesmo texto apresentado no 12º COBRIC, realizado em 2020 de forma virtual, e garantiu o Prêmio Milton Teixeira na área de Ciências Sociais Aplicadas.

“Orientar o Felipe foi um dos trabalhos mais gratificantes que eu já tive”, Danilo disse durante o programa Jovens Pensadores, apresentado por Rosilma Roldan, mestre em Direito da Saúde pela Unisanta, mostrando estar extremamente orgulhoso de seu aluno. Ele também comentou que as conquistas de Felipe são algo que trazem felicidade a todos. “Esse fato renova a nossa fé na educação, no ensino superior, na pesquisa.”