O Teatro Experimental de Pesquisas da Universidade Santa Cecília – TEP-Unisanta, um dos mais antigos grupos da nossa região com mais de 50 anos de atividades, dos quais 32 anos vinculados à instituição onde fica sua sede produtiva, acaba de ser contemplado com vários editais emergenciais proporcionados por órgãos federais, estaduais e municipais.
Com subsídios oferecidos através da Lei Aldir Blanc de auxílio à Cultura (federal) e do edital Alcides Mesquita (municipal), o grupo lança, na segunda quinzena de fevereiro, o projeto BASTIDORES – TEP 50 anos. Trata-se de um seriado em cinco episódios que consiste na leitura dramática de cinco capítulos do livro que leva o mesmo nome, abordando aspectos particulares de fatos acontecidos com os integrantes de elencos de diversas montagens do grupo ao longo desse tempo.
Os episódios são narrados por um cast especialmente formado para este momento, com atuais integrantes do grupo como Gabriela Santana, Edelvira Azevedo e Tales Ordakji. Também foram convidados artistas parceiros, entre eles estão Maria Tornatore, Bruna Telly e Platão Capurro, dando voz a várias gerações que fizeram parte do grupo, representadas pelos depoimentos de Nanci Alonso, Marco Antonio Rodrigues, Zémanual Piñero, Yara Nascimento, Oneyda March, Fabíola Moraes, Kelly Alonso e Daniela Quintas.
Realizado nos últimos dois meses, driblando distanciamentos através de ações remotas, o seriado conta com a produção de Tales Ordakji, âncora para todas as horas, a edição de imagens a cargo de Cibele Gonçalves e o encaminhamento logístico orientado por Edelvira Azevedo.
O seriado BASTIDORES, que tem a direção assinada por Gilson de Melo Barros, autor também da obra original, será lançado (primeiro episódio) no próximo dia 18 de fevereiro, através das plataformas Youtube, Facebook e Instagram, por meio do acesso @TEPTEATRO, com os demais episódios disponibilizados nos seguintes dias 20, 22, 24 e 26 de fevereiro.
Cada episódio abordará um recorte particular sobre períodos específicos pelos quais o grupo passou: Episódio 1 (dia 18) – Tempos remotos, Colégio Canadá – 1969 / Episódio 2 (dia 20) – Anos de Chumbo,
1971-1976 / Episódio 3 (dia 22) – A Revista do Henfil e a criação do GAPA-BS, 1988 / Episódio 4 (dia 24) – Henfil, A Relativa Revista, 1989 / Episódio 5 (dia 26) – Os Sonhos Mais Lindos, 2005.
Com os demais editais que o grupo alcançou, será possível a realização de outros quinze episódios da mesma obra, a serem apresentados no segundo semestre deste ano, assim como a edição e lançamento do livro original, já em fase de conclusão. Ainda nesta leva, no fim deste ano, poderá ser retomado o Projeto Limites – Dramaturgia para ônibus urbano, em sua XV edição.
Dois outros trabalhos completam o premiado momento, o relançamento em plataformas digitais do curta-metragem ROSINHA SINNHÁ, que aborda a fase áurea do Rádio santista (anos 40 e 50), e O PRATO AZUL POMBINHO, recentemente premiado no XXIV FESCETE – nas categorias Monólogo – adulto, Atriz (Edelvira Azevedo) e Direção (Gilson de Melo Barros).