Aplaudido de pé por autoridades e profissionais das Ciências Jurídicas, o diretor da Faculdade de Direito da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Norberto Moreira da Silva, foi homenageado na última quinta-feira (30/3) em solenidade que marcou os 84 anos de instalação da Ordem dos Advogados do Brasil OAB – Subseção Santos.

Presidente por quatro mandatos da unidade santista, além de já ter exercido as funções de conselheiro estadual e federal da OAB, Moreira da Silva não sabia da homenagem, fato que o deixou bastante emocionado.

Estavam presentes o presidente da OAB São Paulo, Marcos da Costa, o presidente da OAB Subseção Santos, Luiz Fernando Afonso Rodrigues, o representante da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Rodrigo Lyra, entre outras autoridades.

A advogada Thereza Boccalini, esposa do homenageado, coordenadora administrativa de Ensino a Distância da Unisanta, foi convidada para entregar a placa de homenagem.

Moreira da Silva lembra que em sua primeira gestão como presidente, em 1991, foi construída a atual sede da OAB Subseção Santos – Casa do Advogado, como é conhecida pela classe. “Não tínhamos sede própria, mas com a contribuição e ajuda dos advogados santistas conseguimos erguer um prédio de quatro andares”, comenta saudoso.

Outras conquistas vieram, como a propriedade onde foi instalada a Escola Superior de Advocacia (ESA) – com a finalidade de capacitar e aprimorar a classe dos advogados -, além do prédio de três andares localizado no morro da Nova Cintra, onde fica a parte desportiva, recreativa e social da entidade.

Moreira da Silva faz questão de mencionar importantes profissionais os quais considera grandes colaboradores em todas as realizações enquanto presidente da OAB Subseção Santos.

“Todo o serviço que prestei à advocacia santista contou com a ajuda de muitas mãos e corações como os de Marcos da Costa, Luiz Flávio D´urso, José Roberto Batochio, Rubens Approbato Machado, e muitos outros”.