A Universidade Santa Cecília (Unisanta) será a sede da Fisheries and Food Institute (FIFO) – Instituto para Pesca, Diversidade e Segurança Alimentar, a partir de 24 de agosto. A solenidade está marcada para o período das 13h30 às 17h30, no auditório do Bloco E, 4º andar, com acesso pela Rua Cesário Mota, 8.

O Prof. Dr. Marcos Tadeu, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Marinha – ECOMAR/UNISANTA, e a Profa. Dra. Alpina Begossi, professora da Unisanta e Diretora-Executiva da FIFO/ Pesquisadora UNICAMP, farão os pronunciamentos de abertura, ao lado das Profas. Dras. Sívia Ângela Teixeira Penteado e Lúcia Maria Teixeira Furlani, respectivamente, Reitora e Presidente da Unisanta.

Palestras, livros e exposição
Ainda no programa estão previstas minipalestras sobre Ecologia e Pesca, das 14h às 15h, a cargo dos professores Dr. Mohamed Habib (Agroecologia), Dr. Salvatore Siciliano (Cetáceos) e Dr. Walter Barrella.

Paralelamente será realizada uma exposição de fotos do Prof. Matheus Marcos Rotundo, Biólogo – Coordenador do Acervo Zoológico da Universidade Santa Cecília, (AZUSC), fundado em 2003.

Finalizado o evento, serão relançados os livros Ecologia de Pescadores Artesanais, 2010, Ed. Rima, São Paulo (autores: Begossi, Lopes, Oliveira e Nakano), e CurrentTrends in HumanEcology, 2009, Cambridge Scholars Pub, com relançamento em paperback (editores: Lopes e Begossi).

Tradição – A parceria com a FIFO reforça a tradição da Unisanta como universidade pioneira em pesquisas na área de Meio Ambiente, que dão suporte aos cursos de Mestrado em Ecologia Marinha e Gerenciamento Costeiro, aos cursos de Lato Sensu na área ambiental, à iniciação científica e às necessidades da Região na área.
Alpina é PhD em Ecologia pela UCDavis, EUA, e pesquisadora do CAPESCA-PREAC-UNICAMP, Campinas e Paraty, Brasil. Realiza estudos sobre Pesca e Ecologia Humana (Ecologia de Pescadores) em diversas regiões do Brasil, desde os anos 80.

Informações: http://www.fisheriesandfood.org/.