Professor dos cursos de graduação em Engenharias Química e Mecânica e do Mestrado em Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), o eng. Thiago César de Souza Pinto apresentou parte de sua tese de doutorado aos estagiários, voluntários e pesquisadores do Laboratório de Operações Unitárias da instituição, no último dia 11.

Com o tema A influência da formação de partículas em operações de bombeamento de mineralização, o estudo tem por objetivo determinar a velocidade econômica de transporte para minerodutos. A tese está sendo desenvolvido por meio de um doutorado “sanduíche”, realizado na Universidade de São Paulo e no Royal Melbourne Institute of Technology, na Austrália. Parte da pesquisa experimental foi feita no Laboratório de Operações Unitárias da Universidade. O engenheiro defenderá a tese, em setembro.

Durante quatro anos, Souza Pinto foi bolsista da Capes com dedicação exclusiva. Possui mestrado pela USP e se formou, em 2003, no curso de Engenharia Química da Unisanta. Como Trabalho de Conclusão do Curso de graduação, desenvolveu, em grupo, um reator químico que integra os módulos didáticos do laboratório da Universidade.