O aluno do 2º ano de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Marco Rodrigues, foi um dos selecionados para o Curta Santos, na categoria Videoclipe Caiçara. Superando a marca de inscrições do último ano e a expectativa dos organizadores, a mostra recebeu 723 trabalhos em sua 9ª edição do Festival, que acontece entre os dias 13 e 17 de setembro.

Marcos é diretor do videoclipe da música Até o Fim, da ex-integrante do grupo Rouge, Fantine Thó, e conta um pouco mais do autismo, doença que atine cerca de 70 milhões de crianças em todo o mundo. Mas esta não é a primeira vez que o trabalho do aluno da Unisanta é destaque. O mesmo vídeo já foi indicado para o site da MTV, onde se encontra disponível para acessos.

“Fizemos o clipe sempre pensando em passar uma mensagem positiva para os pais de crianças autistas”, conta o aluno que, depois de encontrar as famílias que prestariam os depoimentos, viu que ainda faltava algo no clipe. “Foi aí que surgiu a ideia de ter um autista, interpretado pelo ator Matheus Araújo, tentando montar o seu quebra-cabeça (símbolo do autismo)”.

O estudante contou com a orientação de diversos professores de seu curso, entre eles: Drika Lucena, Edison Delmiro, Durval Moreto, Márcia Okida e Wanderley Camargo. Além dos professores André Reis e João Batista Freitas Cardoso que ajudaram na confecção dos cenários para as entrevistas. “Cursar Produção Multimídia tem sido uma experiência maravilhosa. Posso perceber o quanto os professores são envolvidos com o curso. Com certeza tive ensinamentos profissionais que levarei para a vida toda”, assinala o estudante.

Sobre o Curta Santos – Os vencedores regionais do 9º Curta Santos, além de ganharem visibilidade em todo o Brasil, receberão bolsas de estudos e locação grátis de equipamentos para uma futura produção. O centro de treinamento especializado em computação gráfica DRC, de São Paulo, oferecerá quatro cursos para a equipe do filme vencedor: Final Cut, Câmera e Luz, Roteiro e Pro Tools. Já a produtora DJS Filmes dará aproximadamente R$ 8 mil para alugar diversos itens.

No nacional, o curta vencedor do prêmio de “Melhor Filme” na Mostra Olhar Brasilis receberá ainda R$ 5 mil em serviços oferecidos pela Color Bars Video & Filmes, referência no mercado audiovisual do País. Outros vencedores também serão premiados com o empréstimo de kits digitais para futura gravação, oferecidos pelo Centro Técnico Audiovisual do Rio de Janeiro (CTAV). Serão mais de 20 equipamentos, a serem utilizados por duas semanas.

ATÉ O FIM
Artista/Banda: Fantine Thó
Direção: Marco Rodrigues
05’09” │ videoclipe caiçara │ vídeodigital │ cor │ Santos – SP │ 2011
O clipe conta com depoimentos de pais de crianças autistas, falando sobre sua experiência com a síndrome.
Em paralelo vemos a cantora Fantine Thó em seu terceiro clipe na carreira solo, cantando em meio à natureza, com imagens que interagem com um garoto autista, tentando montar seu quebra-cabeça. Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos