O Curador do Acervo Zoológico da Universidade Santa Cecília (AZUSC- Unisanta), Matheus M. Rotundo, é um dos especialistas escolhidos no Brasil, que trabalha na avaliação do estado de conservação de peixes marinhos. A avaliação é coordenada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) em parceria com a IUCN (International Union for Conservation of Nature), com uso dos critérios e metodologia da IUCN. Rotundo participará da próxima reunião, organizada pela ICMBio e IUCN, que será realizada entre 15 e 19 de agosto de 2011, em Brasília-DF.

Nessa reunião serão analisadas as famílias: Belonidae (Peixes-agulha), Hemiramphidae (Panaguaius), Synodontidae (Peixes-lagarto), Mugilidae (Tainhas e paratis), Achiridae (Linguados), Bothidae (Linguados), Scorpeanidae (Peixes-pedra), Ariidae (Bagres) e Tetraodontidae (Baiacus), além da avaliação em conjunto com a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) das espécies de Mugilidae, Ariidae e Centropomidae (Robalos), ou seja, avaliação regional – Brasil e do Atlântico Sudoeste.

Segundo Rotundo, a avaliação do estado de conservação de peixes ósseos (Actinopterygii) marinhos será a base científica da próxima lista de espécies ameaçadas de extinção brasileira, conhecida popularmente como a lista vermelha.
“O processo teve início com o preenchimento dos formulários de avaliação, por consultas dirigidas a especialistas, que forneceram informações nos aspectos taxonômicos, história de vida e nas principais ameaças a cada grupo (táxon) avaliado”, conta o biólogo.

Dando prosseguimento ao processo, os especialistas convidados vão participar de oficinas de trabalho para avaliação do estado de conservação peixes ósseos marinhos, divididas por famílias de peixes.

Outro especialista da Unisanta que participa deste processo é o Prof. Teodoro Vaske Júnior. Vaske Júnior ministra aulas no mestrado em Ecologia – Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros Marinhos.